Segunda-Feira, 5 de Outubro

Inteligência artificial e sucessão familiar pautam Fór... | Jornal Integração da Serra

Pagina inicial

Inteligência artificial e sucessão familiar pautam Fórum de Inovação em Bento

Encontro promovido pelo Inova Bento e UCS Bento ocorre dias 6 e 7 de outubro com palestras, painéis, hackathon e visitas técnicas

Vânia
Vânia
Fonte: Exata Comunicação Foto: Exata Comunicação

A inteligência artificial saiu dos laboratórios e chegou à rotina das empresas, ao mesmo tempo em que negócios familiares da Serra Gaúcha enfrentam a passagem de comando para novas gerações. Esses dois movimentos estão no centro do Fórum de Inovação, que reúne empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores e lideranças regionais nos dias 6 e 7 de outubro, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Com o tema “Do conhecimento à transformação”, o encontro é gratuito e combina palestras, painéis, apresentação de cases, um hackathon e visitas técnicas a indústrias locais. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas no site da Universidade de Caxias do Sul.

 

Com realização do Inova Bento e da UCS Bento, o fórum é uma das entregas do Hub de Inovação Regional da Serra Gaúcha, projeto escolhido pela comunidade na Consulta Popular de 2023. A iniciativa, liderada pelo Inova Bento, e executada pela universidade, vem promovendo desde maio oficinas de criatividade, empreendedorismo e modelagem de negócios para estudantes do ensino médio da rede estadual em municípios da região. “Neste fórum, teremos palestras sobre fomento à inovação, sucessão familiar e sobre como trabalhar com a inteligência artificial. Será um momento de muitas reflexões, de aprendizados e de entender como fazer a inovação gerar valor para as organizações”, afirma o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis.

 

Programação

A primeira tarde da programação é dedicada a inovação, estratégia e futuro. O painel sobre fomento à inovação apresenta caminhos e oportunidades de financiamento para projetos, com Odir Dellagostin, da FAPERGS, e Elias Graziottin Rigon, do Badesul, sob moderação de Gustavo Moreira, do Sebrae. Depois, a conversa se volta para as empresas de origem familiar no painel “Sucessão Familiar: da Tradição à Inovação”, que reúne Maitê Dall’Onder Michelon, da Rede de Hotéis Dall’Onder, e Felipe Lazzarotto de Costa, da De Costa Cogumelos e Alho Negro, com mediação de Eduardo Breda, da Tibre Soluções Metálicas.

 

Ainda na terça-feira, o público acompanha o lançamento do Serra Summit 2027, às 17h45min, e o Serra Talks, um debate sobre as transformações que devem mexer com os negócios da região. Participam o consultor e mentor Felipe Barão e as sócias da Magnata Calçados, Pâmela e Patrícia Rapckievics, em conversa mediada pelo empresário e advogado Lupicínio Rodrigues Filho. A noite termina com o Conexões à Mesa, uma degustação de queijos e vinhos da região conduzida pelo sommelier Diego Rauschkolb.

 

Na quarta-feira (07), a programação se concentra na inteligência artificial aplicada ao dia a dia. Depois do credenciamento, às 13h, o professor Luciano Libardi, fundador da Smart On, abre a tarde com a palestra “IA não é Projeto de Inovação. É tarefa de Segunda-feira.”. O painel seguinte mostra como empresas da Serra já utilizam a tecnologia para obter resultados, com os relatos de Rafaely Desirhe, da Dressa Sommelier Experience, de Vicente Tomasi, do Grupo Tomasi, e de Vinícius Buffon, da Cosí Gelatto, mediados por Leandro Corso, da Orion. No encerramento, o futurista Gil Giardelli, estudioso da economia digital e dos impactos da inteligência artificial, aborda tendências e o futuro dos negócios. Depois que as equipes do hackathon mostram suas soluções e conhecem os vencedores, o fórum se despede com um happy hour.

 

“Vamos promover uma grande troca de ideias sobre um mundo que está inovando cada dia mais rápido. O convite é para debater e falar sobre assuntos tão emblemáticos como inovação e empreendedorismo”, reforça o presidente do Inova Bento, Vicente Tomasi.

 

Hackathon

De forma paralela às palestras, estudantes do SENAI de Bento Gonçalves participam do Hackathon Restart Serra, iniciativa da UCS com a FAPERGS. Durante os dois dias, os grupos trabalham das 8h15min às 11h15min e das 14h às 17h no desenvolvimento de soluções, que serão apresentadas ao público às 17h45min de quarta-feira. A premiação das melhores propostas ocorre logo depois, às 18h, como parte do encerramento do fórum.

 

Visitas técnicas

Na manhã do dia 7 (quarta-feira), os inscritos poderão conhecer de perto a operação de empresas da região em dois roteiros simultâneos, com saída do CIC-BG e transporte gratuito em van. No primeiro, a apresentação está marcada para as 8h, com visita à Ludfor Energia entre 8h30min e 9h45min e à Meber entre 10h30min e 11h45min. O segundo grupo se reúne mais cedo, às 7h30min, e segue para a Móveis Delucci, das 8h às 9h, e para a Mesal, das 9h30min às 10h30min. A participação também é gratuita, com inscrição própria e vagas definidas para cada roteiro.

 

Serviço

O quê:Fórum de Inovação “Do conhecimento à transformação”, do Inova Bento e UCS Bento

Quando:6 e 7 de outubro de 2026

Onde:Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG)

Investimento:gratuito, com vagas limitadas

Inscrições:https://www.ucs.br/site/eventos/forum-de-inovacao/

Foto: sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis

O que achou desta notícia?

Sua opinião é fundamental para nosso jornalismo.

Comentários

Carregando comentários...