Sete em cada 10 professoras e professores acreditam que educação financeira é um tema transversal e que pode ser aplicado em todas as disciplinas. No entanto, 34% dos educadores se sentem pouco preparados ou ‘nem preparados, nem despreparados’ para abordar o assunto. É o que aponta o estudo inédito encomendado pelo Instituto XP e Nova Escola para guiar o lançamento do Projeto Educação Financeira Transforma, iniciativa que levará uma trilha educativa para professores de todo o Brasil sobre o tema educação financeira. Essa é uma das ações programadas pela parceria que deve beneficiar mais de 350 mil professores no país.
O conteúdo educativo consiste em trilha de cursos autoinstrucionais relacionados a consumo consciente, orçamento familiar e planejamento, reportagens e 70 planos de aula disponíveis no site da Nova Escola que podem apoiar os docentes a ensinar educação financeira nas escolas. Construída em conjunto com professores que atuam em sala de aula em todas as regiões do país, Instituto XP e Nova Escola conduziram uma agenda com conversas e rodas de discussão com professores de diferentes perfis e realidades do Brasil para garantir a diversidade e a realidade regional de cada estado na elaboração dos materiais. O conteúdo estabelece conexões de “Educação Financeira” com todas as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as específicas para além das aulas de Matemática, como Língua Portuguesa, Geografia, História, Ciências e Arte.
“O Instituto XP tem o propósito de transformar a educação financeira para melhorar a vida das pessoas e construir o Brasil que sonhamos com a meta ambiciosa de alcançar 50 milhões de brasileiros e brasileiras nos próximos 10 anos. Acreditamos no potencial de transformação da vida de crianças e adolescentes a partir de uma relação melhor com finanças. Por isso, estamos muito confiantes nesta parceria de, pelo menos, três anos com a Nova Escola em que vamos contribuir com mais de 350 mil professores. Queremos ser aliados dos educadores e educadoras que são essenciais no processo de transformação que toda a comunidade escolar vem liderando no país”, diz Marcella Coelho, Head de impacto social da XP.
Para nortear o desenvolvimento do material, o Instituto XP encomendou um estudo exclusivo com a Nova Escola – plataforma que conta com cerca de 2,7 milhões de acessos únicos por mês – sobre “Educação Financeira nas escolas públicas” para identificar a percepção e os desafios em relação ao tema. A pesquisa constatou que 99% dos professores consideram importante ou muito importante a educação financeira na vida pessoal e para 95% dos entrevistados é um tema que deve ser ensinado para as crianças se organizarem financeiramente desde cedo, porém apenas 23% dos professores tiveram contato prévio com o tema. O estudo também indicou que pouco mais da metade dos professores já inseriram educação financeira em momentos pontuais na aula, de maneira intuitiva, e 64% têm uma predisposição positiva em relação a abordar questões sobre dinheiro. Enquanto 1/3 nunca abordou o tema, pois há necessidade de ferramentas e conteúdos estruturados. A pesquisa da Nova Escola foi realizada em parceria com o Instituto Biomma e ouviu mais de mil professores do ensino básico de escolas públicas em todo o Brasil, entre os meses de novembro e dezembro de 2021.
“Apesar de sua grande importância na formação de cidadãos mais conscientes em relação ao próprio dinheiro, a Educação Financeira ainda é um tema pouco discutido nas escolas e nos lares brasileiros. Partindo dessa compreensão, nossos planos de aula foram construídos de forma a apoiar o professor e oferecer todo o suporte necessário para a quebra desses paradigmas”, garante Danielle Brandão, Coordenadora Pedagógica da Nova Escola, organização de impacto social voltado a apoiar e oferecer recursos para educadores e melhorar a Educação pública no Brasil.
“De acordo com especialistas, além de beneficiar as famílias dos alunos que entram em contato com o tema, a educação financeira tem um papel fundamental de mudar a consciência e a saúde financeira dessas famílias no futuro. Para alcançar e entender a realidade do ensino público brasileiro, aplicamos planos modelo em escolas de diversas regiões do país, mantendo uma conversa sempre aberta e franca com os professores e gestores envolvidos e realizando os ajustes que se fizeram necessários para entregar um material da mais alta qualidade”, finaliza.
Entre os temas dos materiais didáticos que serão oferecidos no programa estão: a origem do dinheiro e do orçamento familiar, com exemplo de plano de aula possível de ser replicado, casos práticos e baseados em dúvidas reais; como trabalhar consumo e sociedade, uma reflexão sobre as relações de consumo, compreendendo que consumir é uma atividade necessária ao ser humano e que, quando realizada de maneira equivocada, pode impactar negativamente a vida em família e em sociedade e o meio ambiente; além de como aprender a se planejar, que irá discutir o impacto do planejamento na saúde financeira dos indivíduos, famílias e instituições, incluindo a escola, e como planejá-lo de forma sustentável. Os materiais já estão disponíveis na plataforma da Nova Escola. Em breve, mais conteúdos serão disponibilizados. Para acessá-los ou obter mais informações, acesse: https://especial.novaescola.org.br/educacao-financeira-transforma/
Sobre o Instituto XP
O Instituto XP possui como principal missão: “Transformar a educação financeira para melhorar a vida das pessoas e construir o Brasil que sonhamos.” Seu objetivo é levar educação financeira para 50 milhões de pessoas no prazo de 10 anos. A entidade atua focada na realização de programas e projetos que têm como beneficiários finais grupos minorizados, prioritariamente, jovens, estudantes da rede pública de ensino e mulheres. Todos os cursos e projetos serão 100% gratuitos a seus beneficiários.
Sobre a XP Inc.
A XP Inc. é uma plataforma tecnológica de investimentos, serviços financeiros e educação, dona das marcas XP, Rico, Clear, Infomoney, XPeed, entre outras. A XP Inc. tem mais de 3,4 milhões de clientes e R$ 815 bilhões de ativos sob custódia. Nos últimos 20 anos, a empresa vem transformando o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas, garantindo relações mais transparentes entre os clientes e as instituições financeiras. Para mais informações, acesse o site www.xpinc.com
Sobre a Nova Escola
A Nova Escola é uma organização de impacto social sem fins lucrativos que entrega conteúdos, produtos e serviços para apoiar, facilitar e valorizar toda a jornada do educador brasileiro. Sua missão é fortalecer educadores para transformar a Educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo do seu potencial. Está no segmento há mais de 35 anos e é acessada por cerca de 2,7 milhões de usuários por mês.
Imagem: ABC agora
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!