Cerca de 80% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda, ou seja, dentro da loja. Isso significa que boa parte das oportunidades de venda parte da necessidade de atrair a atenção do cliente quando ele passa pelo estabelecimento. Nesse desafio, uma vitrine bem preparada é determinante para ampliar as chances de negócio – justamente por isso, precisa ser planejada e executada de forma estratégica.
O alerta é feito por Gabriela Delazeri Redante, Especialista em Marketing, Master em Varejo e Vitrinista de Joias – e ministrante do Workshop de Vitrinismo, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG). O encontro está agendado para o dia 24 de outubro, das 19h15min às 22h15min, de forma presencial, na sede da entidade.
Durante o workshop, Gabriela compartilha a ideia que a vitrine tem que ter vida. “Mudá-la faz parte do sucesso da loja, por isso use e abuse desta ferramenta de vendas. Você já planejou a sua vitrine de final de ano? A época mais aguardada para o comércio está chegando, e sua loja tem que estar pronta para captar muitos clientes”, lembra a especialista. Para isso, ela traz orientações importantes, desde a fundamentação de por que investir na vitrine e a importância da exposição, até noções de Marketing Sensorial, identidade visual, cores, iluminação, cenografia e harmonia dos objetos e sugestões para montar uma vitrine de sucesso.
Se você ainda não tomou as providências necessárias, ainda está em tempo de deixar tudo perfeito para a melhor época de vendas do ano. Mas é preciso agilizar”, diz Gabriela. As inscrições para o Workshop de Vitrinismo podem ser feitas diretamente na sede CDL-BG (Rua Mal. Deodoro, 139 – Sala 208/216 – Ed. Zanoni – Centro) ou pelo telefone 54.3455-0555. O valor do investimento para participar é R$ 86,00.
Dicas da especialista para uma vitrine de sucesso:
1. É fundamental ter claro qual é o seu público, o que ele deseja, gosta e de que forma prefere visualizar e interagir com a marca. Esse exercício deve ser feito frequentemente, tendo em mente com quem a loja está se comunicando.
2. A vitrine é a porta de entrada da empresa. Por isso, é imprescindível que lá estejam os lançamentos, oportunidades, produtos estratégicos para atrair e encantar o público e transmitir a identidade da marca.
3. Nunca coloque um produto diretamente no chão da vitrine. Isso deprecia a mercadoria. Invista em expositores, manequins ou elevações para destacar e valorizar cada peça.
4. Capriche na segmentação de produtos. A escolha do que vai estar na vitrine é o ponto de partida para a composição. A partir dessa decisão serão definidos os elementos necessários para a cenografia ou criação da identidade visual. Não adianta querer colocar todo estoque na vitrine. O ideal é criar composições com duas ou três famílias de produtos e criar uma identidade.
5. O primeiro ponto de contato visual em uma vitrine são as cores. Para que a exposição seja harmônica e atraente, é preciso definir uma paleta e segui-la.
6. Valorize o ponto focal da vitrine: entre 1,20 metro a 1,70 metro de altura está a área mais nobre da vitrine. Nessa altura fica o campo de visão mais confortável para a maioria das pessoas. É nele que o lojista deve caprichar e captar a atenção para os produtos de destaque.
SERVIÇO
O que: Workshop de Vitrinismo
Quando: 24 de outubro, das 19h15min às 22h15min
Onde: sede CDL-BG (Rua Mal. Deodoro, 139 – Sala 208/216 – Ed. Zanoni – Centro)
Quanto: R$ 86,00
Informações: 54.3455-0555.
Foto: Divulgação
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