Idealizada para se tornar referência na viticultura brasileira, a sétima edição do Vitis Aurora tem a sua programação definida. A feira de negócios, inovação e sustentabilidade realizada pela Cooperativa Vinícola Aurora ocorre entre os dias 7 e 9 de maio, na unidade da empresa em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.
O evento é voltado para agricultores, estudantes e profissionais da agronomia e enologia, e é aberto ao público para visitação gratuita. Cerca de 100 expositores, 10 palestras e mesas-redondas e mais de 5 mil pessoas são esperadas na edição deste ano.
Entre as principais atrações deste ano será a demonstração da condução de um vinhedo em latada para a colheita mecanizada. Nos intervalos das palestras, cinco startups apresentarão soluções e inovações tecnológicas para aplicação no cultivo da videira.
O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, diz que o Vitis Aurora tem como sua principal marca o foco na apresentação de soluções para os desafios do dia a dia de quem produz.
“A edição deste ano vai trazer alguns assuntos que foram muito debatidos e vivenciados nos últimos meses, como a mão de obra, a mecanização da colheita, o uso racional de defensivos e linhas de crédito específicas para a viticultura. Também vamos ter acesso às formas de minimizar as possíveis perdas provocadas pelo clima e de que maneira podemos nos precaver nos próximos anos”, detalha.
Durante os três dias do Vitis Aurora a loja da unidade de Pinto Bandeira estará aberta para visitação e compra de produtos. Serão oferecidos, gratuitamente, minicursos de degustação de vinhos. Haverá ainda o Espaço para gastronomia e Feira do Artesanato e Produtos Coloniais, com a comercialização de produtos de associados e familiares da Cooperativa Vinícola Aurora.
Primeiro dia abordará melhores práticas para o cultivo na videira
A solenidade de abertura será no dia 7 de maio (terça-feira), às 10h30, com a presença dos membros do Conselho de Administração da cooperativa e de autoridades. Às 13h ocorre a palestra “Ferramentas de manejo para podridões na cultura da uva”, conduzida pelas empresas CATR e BASF. Ainda no período da tarde, às 15h, será apresentado o tema “Bioestimulantes, aplicações e resultados na videira”, pela companhia ADAMA.
Mulheres no agro, clima, otimização no vinhedo e crédito
No dia 8 de maio (quarta-feira), a programação inicia às 8h30 com a mesa redonda “A força feminina no Cooperativismo e no Agro: cultivando mudanças e colhendo progressos”, com a participação das integrantes do Comitê Elas Pelo Coop, lançado em novembro de 2023 pela Aurora. Às 10h30, será apresentado o tema “Implementação de novas ferramentas Bayer para otimizar a produção dos vinhedos”, pelas empresas Uniagro e Bayer.
No período da tarde serão destacados dois assuntos fundamentais para o setor vitivinícola. Às 13h o meteorologista Ronaldo Coutinho participa da mesa redonda “Tendências climáticas para fruticultura e viticultura, safra 24/25”, com informações importantes para reduzir as perdas na produção que ocorrem em função de eventos como El Niño e La Niña. Em seguida, às 15h, representantes do Sicredi falarão sobre “Linhas de crédito rural, perspectivas e panorama”, outro tema relevante para os produtores que buscam otimizar os recursos e investimentos.
Hack Vitis: soluções para viticultura serão conhecidas no dia 8 de maio
De forma inédita, a Aurora irá promover o Hacka Vitis, com desafios para os mestrandos em viticultura do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Nos dias 1º e 2 de maio, os alunos receberão uma lista de problemas relacionados ao setor para que apresentem as possíveis soluções. Entre os temas, estarão itens que auxiliem na contratação de mão de obra, na melhora da performance na aplicação de defensivos por drone, entre outras dores ligadas à produção de uva para a indústria vinícola. Os projetos vencedores serão conhecidos e premiados no segundo dia (8) do Vitis Aurora, às 18h.
Sucessão rural, segurança no trabalho e tendências globais no agro
O último dia (9) de programação do Vitis Aurora dá espaço para outros temas que fazem parte dos desafios do setor vitivinícola. Na abertura, às 8h30, a mesa redonda “Juventude no campo – Inovação, Sustentabilidade e o Futuro da Agricultura” mostrará como tem sido o processo de sucessão rural na viticultura, como programas como o Aprendiz Cooperativo do Campo, que estimula a continuidade dos filhos dos cooperados na produção de uva e no associativismo.
Às 11h será apresentada a palestra “Segurança na operação de máquinas e implementos agrícolas”, pelas empresas Tramontini e Antônio Carraro. No encerramento da feira, às 13h30, o economista da Farsul, Antônio da Luz, participa da mesa redonda “Perspectivas e tendências globais do agronegócio”.
SERVIÇO
O que: 7ª Vitis Aurora
Quando: dias 7, 8 e 9 de maio de 2024, das 8h às 17h30
Onde: unidade da Cooperativa Vinícola Aurora em Pinto Bandeira (Linha 28, 1150 – Zona Rural / https://maps.app.goo.gl/a7qDjuQWEAAhGjaG9)
Valor: entrada franca
Público-alvo: agricultores, estudantes e profissionais da agronomia e enologia
Mais informações: (54) 3455 2000.
Foto: Anderson Pagani
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!