Projeto piloto iniciou em junho e contempla três estados do Brasil. Objetivo é oferecer aos consumidores pontos de recolhimento de utensílios que receberão o destino correto
Ao ocupar cada vez mais espaço em estratégias e políticas empresariais, a logística reversa tornou-se uma das principais soluções para destinação correta de produtos e resíduos pós-consumo. Pensando nisso, a Tramontina disponibiliza a partir de junho, Ecopontos para logística reversa de panelas, formas, frigideiras, fervedores e assadeiras, que posteriormente poderão ser reciclados e transformados em outros produtos. Inicialmente, três estados serão contemplados com Ecopontos de coleta dos produtos, são eles: Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Tramontina e a cleantech Trashin, responsável pela gestão e operação de logística reversa. Como um pilar do Tramontina Transforma, projeto de sustentabilidade da marca, o programa em formato piloto tem como objetivo facilitar a destinação ambientalmente correta dos materiais, fazendo com que os mesmos retornem para a cadeia produtiva. Serão instalados dez coletores em três estados e a expectativa é oferecer aos consumidores pontos de recolhimento de utensílios que receberão o destino correto.
“O programa cuidará desde a coleta até a transformação do resíduo, dando ênfase ao que está em desuso e gerando matéria-prima reciclada para a criação de outros produtos. Neste momento, o material recolhido não voltará para a fábrica, mas terá destinação em empresas parceiras homologadas e auditadas, por meio do nosso parceiro neste projeto”, afirma Ademir Beal, Diretor responsável pelo Comitê Ambiental da Tramontina.
O objetivo do projeto piloto é entender o comportamento do consumidor quando o assunto é descarte de produtos para identificação de oportunidades de ampliação do projeto. Os produtos que podem entrar nesta cadeia de reciclagem são panelas, mas também assadeiras, frigideiras, formas e fervedores da Tramontina e, também, de outros fabricantes. Não há restrição de materiais. Serão aceitos produtos em ferro, alumínio, aço inox e outros materiais.
Na visão do cofundador e CEO da Trashin, Sérgio Finger, quando uma marca do porte da Tramontina coloca em prática esse tipo de iniciativa, a mensagem ao mercado é clara: este é o melhor momento para investir em ações que priorizem o meio-ambiente, sustentabilidade e governança.
Depois de coletados e centralizados, os resíduos passam por triagem para posterior reaproveitamento. Esse processo é realizado por cooperativas de reciclagem, ativando uma camada de impacto social positivo, promovendo o aumento de renda para os colaboradores das cooperativas parceiras e a capacitação dos profissionais envolvidos.
Coletores tecnológicos
Através de um QR Code, os usuários podem ter mais informações sobre o processo de descarte e o funcionamento do projeto. Além disso, as coletas possuem modais combinados de acordo com a região, portanto, são realizadas de bicicleta, veículo elétrico e a combustão. No uso de veículos a combustão, 100% das emissões de carbono serão compensadas com crédito de carbono.
Tramontina Transforma
Para alinhar práticas ambientais e compartilhar experiências, em 2014 a Tramontina criou um Comitê Ambiental, formado por representantes de todas as unidades produtivas. No Programa de Gestão Ambiental e Manual de Conduta são registradas as práticas adotadas para transformar os processos produtivos que contribuem para o desenvolvimento sustentável.
Para produzir um jogo de panelas da marca, por exemplo, existem processos industriais como produção, tratamentos térmicos e pintura. Em suas unidades de produção, a empresa utiliza sistemas para controle de liberação na atmosfera de material particulado, gases de combustão por meio de caldeiras e compostos voláteis em processos de pintura. Esse material particulado é destinado na forma de resíduos sólidos para os aterros ou reaproveitado no próprio processo produtivo. O controle de emissões conta, ainda, com análises laboratoriais para o monitoramento.
Parte dos resíduos gerados são destinados para outras indústrias e volta a ser matéria-prima. Na fabricação de panelas de alumínio, os resíduos gerados internamente são refundidos nos próprios fornos da empresa. Em Carlos Barbosa (RS), existe a Central de Resíduos Industriais, onde recebe e dá destino aos resíduos gerados pelas unidades instaladas em Carlos Barbosa, Garibaldi e Farroupilha. Esta estrutura conta com uma Central de Triagem por onde passam mais de 80% dos resíduos para que sejam encaminhados para reciclagem, descontaminação ou utilização em outras cadeias produtivas.
ECOPONTOS
Carlos Barbosa
Rua Maurício Cardoso, 193
Telefone: (54) 3461-7750 / (54) 99142-1659
Farroupilha
Rua Fernando João Bartelle, 35 – Bairro Distrito Industrial
Telefone: (54) 3261-0037 (54) 99139-6716
Porto Alegre – Condomínio residencial Santos Dumont
Av. Wenceslau Escobar, 1086 – Cristal
Telefone: (51) 99981542
Rio de Janeiro | Casa Shopping
Av. Ayrton Senna, 150 – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 991231261
Rio de Janeiro | Casa Shopping Rio Sul Shopping
4º Piso, L4 | Avenida Lauro Sodré, 1 – Botafogo
Telefone: (21) 991027358
São Paulo | Ribeirão Shopping
Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 | Loja 284/285/286 | Jardim Califórnia
Telefone:(16) 991201500
São Paulo | Iguatemi Campinas
Av. Avenida Iguatemi, 777 – SUC 132/133/134 | 1º Piso | Vila Brandina
Telefone: (16) (19) 993455013
São Paulo | Store Morumbi
Av. Giovanni Gronchi, Shop Morumbi, 5930 – Vila Andrade
Telefone: (11) 93233 1984
São Paulo | Shopping Lar Center
Av. Otto Baumgart, 433 – Loja 0113, Piso Térreo – Vila Guilherme
Telefone: (11) 91314-0971
São Paulo | Condomínio Quality House Lapa
Rua Jeroaquara,406 – Lapa
Telefone: 11 94756-4503
Foto: Divulgação
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!