O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) encerrou a temporada 2023 do Qualifica Bento celebrando a formação especializada de 31 trabalhadores atuantes em 15 empresas do município, em solenidade realizada na noite de 30 de novembro.
A maior parte deles, formada por 19 profissionais, recebeu diplomas pela conclusão das 200 horas do curso de Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônico de Máquinas e Equipamentos, oferecido de forma gratuita por meio da Fiergs. Outros 12 receberam seus certificados após frequentarem 60 horas da formação de Automação Industrial. Ambos treinamentos foram realizados no Senai, parceiro do projeto da entidade na formação de mão de obra qualificada.
A presidente do CIC-BG na gestão 2022-2023, Marijane Paese, saudou os formandos por acreditarem na proposta e, mais do que isso, por entenderem a importância do desenvolvimento pessoal. “É uma satisfação e uma alegria muito grande receber todos vocês, muito obrigado por abraçarem esse projeto. Cada vez mais as empresas buscam inovação e tecnologia e, para isso, elas precisam de pessoas qualificadas. Vocês entenderam isso e, portanto, parabéns por perceberem que o futuro de vocês se constrói dessa forma. Não parem por aqui, continuem”, incentivou Marijane, que também agradeceu ao Senai e às empresas participantes.
O Qualifica Bento tem, no Senai, um dos grandes parceiros da atividade. Os cursos praticados no centro formativo são formatados especialmente para atender ao projeto e, além disso, a instituição possibilitou que novas formações fossem criadas para contemplar os objetivos do programa do CIC-BG. “Não tinha visto até então um movimento como esse. Torcemos e esperamos que isso se perpetue, porque nossa região precisa de mão de obra qualificada”, disse o gerente de Operações do Senai, Ricardo Dal Piva.
Formando do curso de automação industrial, ministrado pelo professor Eliseu Wolke, o funcionário da Zegla Rovian Batista disse que a formação superou suas expectativas. “Achava que seria mais teórico por ser de tempo reduzido, mas foi muito bem aproveitado. Eu já trabalho na área de manutenção industrial, então o curso agregou muito. Hoje em dia a área de automação industrial está forte no mercado”, comentou. Para Rodrigo Pedroso, diplomado no curso de mantenedor, lecionado pelo professor José Parise, a formação foi uma jornada de aprendizados, amizades e agradecimentos. “Quero agradecer às empresas por dividirem a semente do trabalho e o Senai por ser a locomotiva da educação profissional do Brasil. Espero que o desejo de evoluir sejam os fios condutores na vida de cada um dos meus colegas”, comentou Pedroso, que trabalha como autônomo.
Com a formalização dos novos formandos, o Qualifica Bento superou a formação de 400 trabalhadores desde a sua implantação, ocorrida no final de agosto do ano passado. Desde então, foram 12 cursos, 24 turmas e 1.782 horas de aprendizado. Com a mesma alegria de compartilhar tais resultados do programa, criado para mitigar a falta de mão de obra qualificada relata por mais de 85% das empresas de Bento, o CIC-BG encerrou a temporada do Qualifica Bento anunciando cursos já programados para 2024. Para o início do próximo ano, estão previstos as formações de PPCP Avançado e Programação CAM para Torno CNC e Centro de Usinagem, ambas para janeiro; Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico e Metrologia, para fevereiro; Tecnologia e Processos de Usinagem Convencional, para março; e Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC.
Foto: Tiago Garziera
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!