A Biblioteca Pública Castro Alves promove o Sarau Artístico-Cultural “O Tempo Ainda Sopra”, em homenagem aos 120 anos de nascimento de Érico Veríssimo, um dos grandes nomes da literatura brasileira, no próximo sábado, 26 de abril, das 16 às 22 horas, na Rua Barão do Rio Branco, em frente à Biblioteca Pública Castro Alves, em Bento Gonçalves.
A iniciativa surge a partir de uma proposta do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, que incentivou as bibliotecas do Rio Grande do Sul a realizarem ações culturais entre os dias 22 e 26 de abril, celebrando além do legado Do escritor, importantes datas do calendário literário, como o Dia do Livro Infantil, o Dia Nacional da Biblioteca e o Dia Mundial do Livro e do Direito ao Autor.
Com entrada gratuita, o evento contará com uma ampla programação que inclui apresentações musicais, contação de histórias, intervenções artísticas, feira de artesanato, gastronomia, exposições e leituras públicas. Durante todo o sarau, a biblioteca permanecerá aberta com visitas guiadas e atendimento ao público.
Programação
16h – Voz e violão com Jai Trivelin
17h – Contação de histórias “Nanquinote”, com a Destemperados Produções Culturais
Sinopse de “NANQUINOTE”
Inspirado no livro perdido Meu ABC, de Erico Verissimo, NANQUINOTE é uma envolvente contação de histórias que percorre o alfabeto enquanto resgata a história da alfabetização no Brasil. Com poesia, ludicidade e ilustrações imaginárias traçadas com tinta e palavra, a narrativa conduz o público por um universo onde letras ganham vida, significados se entrelaçam e o aprendizado se transforma em encanto. Entre lembranças de um passado esquecido e a reinvenção do presente, NANQUINOTE celebra o poder das histórias na construção do conhecimento e na formação de identidades.
18h – Um morto vivo conta Érico, com Dammiel Brocker
Uma reinterpretação da obra Incidente em Antares, realizada pelo ator, contador de histórias e mestre de Cerimônia do evento.
18h30 – Instrumental com Jean Paul Deitos + Leituras de trechos de obras de Érico Veríssimo, realizados por Escritores locais
19h30 – Dança com CTG Laço Velho
20h45 – Show com Farina Brothers Trio
Outras Atrações
– Feira de artesanato e food trucks
– Espaço temático para fotos na “Sacada do Érico”
– Participação de escritores locais com autógrafos e venda de livros
– Comercialização de livros com a Dom Quixote Livraria
– Exposição temática do Museu do Imigrante
A iniciativa reforça o papel da biblioteca como espaço cultural de convivência e criação, e conta com o apoio da Fundação Casa das Artes, Prefeitura de Bento Gonçalves, Sesc e Secretaria de Cultura.
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!