Doença está entre as três que mais causam mortes no Brasil, segundo o especialista em Endoscopia Digestiva, médico João Fontanive
O alerta da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves é permanente: manter hábitos de vida saudável é indispensável para buscar a prevenção da incidência de doenças cancerígenas e, também, conferir ao organismo melhores condições de enfrentar uma possível enfermidade.
“Dentre tantos fatores que colaboram para a incidência de doenças, um daqueles que está inteiramente sob o controle da pessoa é a qualidade das escolhas que faz em sua rotina. Por isso estamos trabalhando insistentemente para sensibilizar os indivíduos acerca da necessidade de manter bons hábitos, cuidar preventivamente da saúde. Muito mais do que cumprir sua missão assistencial, a Liga de Combate ao Câncer está agindo para que as pessoas tenham qualidade de vida”, explica a presidente Maria Lúcia Gava Severa.
O movimento encontra respaldo da área médica. Apoiador do trabalho da entidade, o médico João Virgílio Fontanive, Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, confirma a correlação entre a adoção de certos costumes e o aumento de chances da ocorrência de doenças. “Temos percebido grande incidência de câncer do intestino, tanto em homens quanto em mulheres, a partir dos 50 e 60 anos, respectivamente. Alguns hábitos são mais prejudiciais a estes dois tipos de câncer, como o consumo de carnes industrializadas, aquelas chamadas de embutidos, e a carência de fibras nas refeições. O pior de todos ainda é o tabagismo, causador de muitos tipos de câncer. São escolhas que a pessoa pode evitar” explica. São classificados como câncer intestinal os casos que atingem os órgãos que vão desde a boca até o ânus, sendo os mais comuns o câncer digestivo gástrico (geralmente no estômago) e do colo retal (intestino grosso e reto).
No Brasil, o câncer do intestino, especialmente do colo retal, é o terceiro mais incidente na população. São, aproximadamente, 40 mil novos casos diagnosticados por ano, entre homens e mulheres. Desse total, cerca de 30% ocorrem devido a fatores comportamentais, como má alimentação, tabagismo e inatividade física. Mantida essa tendência, a estimativa é que até 2030 o número de casos aumente três vezes entre os homens e quase três vezes entre o público feminino.
Entre os sintomas que podem indicar problemas ou alertar para a ocorrência da doença, o especialista cita a perda de apetite, inchaço abdominal, mudança na rotina da evacuação. “Se uma pessoa que ia aos pés uma, ou duas vezes ao dia, passou a fazê-lo com menor ou maior frequência, deve ficar alerta. Assim como prestar atenção à alteração na consistência das fezes, que pode ser um indicador importante”, diz.
O médico recomenda que todas pessoas do sexo masculino com mais de 60 anos, e mulheres na faixa dos 50, devem se submeter a um check-up para verificar a eventual existência de sangue oculto nas fezes. “Se isso se confirmar, é preciso buscar um diagnóstico mais preciso e, caso for necessário, iniciar imediatamente o tratamento mais indicado. Independentemente disso, manter a alimentação saudável, evitar o tabaco e o álcool continuam sendo as melhores formas de prevenção”, explica.
Auxílio
Responsável por atender quem é acometido pela doença, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves disponibiliza medicamentos, exames de diagnóstico e de acompanhamento e apoio psicológico, nutricional, fisioterapêutico, fonoaudiológico e médico em todas as áreas. Em sua sede, conta com serviços diversos, entre eles banco de perucas, doação de roupas, brinquedos, fraldas e soutiens especiais. Outra frente importante é o zelo pelo contexto familiar, inclusive com auxílio psicológico.
Além disso, em sua sede oferece hospedagem aos pacientes em tratamento no Hospital Tacchini, referência na região. O espaço conta com leitos e abriga os pacientes sem qualquer custo, fortalecendo aspectos humanos entre eles, como o compartilhamento de vivências e o sentimento de força, esperança e companheirismo. A sede unificada da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves fica na Rua Ramiro Barcelos, número 580, e atende pelo fone (54) 3451.4233.
Legenda: Médico João Fontanive recomenda exame para verificar sangue oculto nas fezes como forma mais eficiente de detecção precoce do câncer no intestino
Foto: Silvestre Santos
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!