Projeto de Capacitação Pessoal e Profissional para Mulheres em Risco por Violência Doméstica, coordenado por entidades de Bento Gonçalves, terá três etapas e inicia no dia 1º de agosto
No próximo dia 1º de agosto inicia a primeira das três etapas do Projeto de Capacitação Pessoal e Profissional para Mulheres em Risco por Violência Doméstica, coordenado pelo Sindilojas Regional Bento, Senac, e Sindilojas Jovem, com apoio financeiro do Sicredi Serrana, e institucional do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência – Revivi e do Comdim. O projeto obteve o terceiro lugar no Fundo Social 2021 do Sicredi Serrana, entre 65 inscritos e 35 contemplados.
No primeiro semestre de 2021, o Revivi de Bento Gonçalves registrou 164 novos atendimentos de violência doméstica. Em 2020, foram registrados 298 casos.
Atualmente, apenas 63% dessas mulheres ocupam alguma vaga, sendo que somente 27% delas têm Ensino Médio e 3% Ensino Superior. Do total de registros na cidade, 61% das mulheres estão entre os 21 e 40 anos de idade.
O Sindilojas Regional Bento, Sindilojas Jovem, Senac, Centro Revivi e Comdim desenvolveram um projeto de metodologia alinhada, com uma estratégia própria que favorece o processo de reinserção na sociedade e do resgate da autoestima, a partir da perspectiva da construção do conhecimento por meio de cursos educacionais. “Quando começamos a trabalhar nesse projeto, não sabíamos a gravidade da situação em Bento Gonçalves. Mas com o apoio de todos os envolvidos, sabemos que será uma ação duradoura e com ótimos resultados”, comenta a presidente do Sindilojas Jovem, Cláudia Alberici Pinto.
As etapas
Serão três etapas. A primeira delas, consiste na mobilização dessas mulheres, conscientizando-as da importância do projeto para a transformação de suas vidas. Este trabalho será voltado para cerca de 100 mulheres atendidas e assistidas pelo Centro Revivi, que terão sua história preservada. O objetivo é estimular a participação nos próximos módulos.
A segunda etapa é destinada para uma ação educativa por meio de oficinas/palestras sobre Desenvolvimento Pessoal e Orientação para o Mercado de Trabalho. Já na terceira etapa serão oferecidos cursos profissionalizantes nas áreas da Beleza, Gastronomia e Comércio, ampliando o conhecimento delas com o propósito de gerar uma fonte de renda que garanta a independência dessas mulheres. A realização dos cursos educacionais será feita pelo Senac Bento Gonçalves que oferece toda a estrutura física com laboratórios, equipe qualificada, apoio pedagógico e professores habilitados com experiência profissional e certificações. Em razão da pandemia do Coronavírus, todos os Protocolos de Segurança estarão sendo cumpridos.
Para o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, o projeto revela um sério problema dos tempos atuais. “Sempre acreditamos que a união move as pessoas e fazer parte dessa iniciativa não tem preço. Estamos muito felizes em ter o apoio do Sicredi Serrana e de todas as entidades colaboradoras nessa nova ação. Estamos confiantes que conseguiremos transformar a vida de muitas mulheres que vivem nessa situação”.
Denúncias podem ser feitas junto a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, através do telefone (54) 3454-2899, ou no Centro Revivi pelos telefones (54) 3055-7418 e 3055-7420 ou Whats App (54) 99132-8148.
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!