A maior feira de inovação industrial da América Latina contará, entre seus expositores, com a líder em soluções ambientais do Rio Grande do Sul. A Fundação Proamb estreia no encontro em um espaço exclusivo para aproximar do mercado da Serra gaúcha o conhecimento e a tecnologia que há mais de 30 anos a posicionam como pioneira na oferta de serviços para promover o desenvolvimento sustentável dos negócios.
Entre os dias 17 e 20 de outubro, a Proamb participa da tradicional feira de negócios promovida pelo Sebrae-RS e pela Fiergs, que ocorre no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva e reuniu, na última edição, mais de 500 expositores.
A presença da Proamb na Mercopar ocorrerá em meio a um momento especial. A feira anunciou o ESG como tema de sua nova edição, o que coloca a temática em consonância com a atividade fim da fundação, as boas práticas ambientais – a sigla em inglês também faz referência aos temas social e governança corporativa. Outra questão também aproxima a Proamb da Mercopar. A feira caxiense é voltada a gerar negócios para segmentos como metalomecânico, borracha, energia e meio ambiente, entre outros, atividades que a entidade de Bento Gonçalves também presta serviços. “Estamos localizados num lugar estratégico, em meio a polos vinícolas, moveleiro e metalomecânico, uma região fortemente industrializada e de parques fabris diversificadas. Em comum, todas elas precisam produzir de modo a evitar desperdícios, reduzir custos e destinar seus resíduos corretamente. Nós temos soluções ambientais que permitem atender a todas essas demandas”, garante o presidente da instituição, Neri Basso.
É com essa visão que a Proamb quer se aproximar ainda mais do polo industrial do Estado e se consolidar cada vez mais como uma instituição sólida, responsável e comprometida com a mais eficiente gestão ambiental – como bem atestam seus certificados ISO 9001 (Coprocessamento), ISO/IEC 17.025 (Laboratório de Análises Ambientais) e ISO 14.001 (Central de Disposição de Resíduos).
Serviços como esses serão apresentados a expositores e públicos da feira. Introdutora da tecnologia de coprocessamento no Estado, a Proamb mantém uma planta em Nova Santa Rita para gerar combustível derivado de resíduos CDR). O material, além de ganhar reaproveitamento para alimentar a queima de clínquer em fornos de cimenteira, reduz o uso de combustível fóssil e elimina totalmente o passivo ambiental. No laboratório, que analisa águas e efluentes, são atendidos a mais de 350 parâmetros conforme requisitos da norma ISO/IEC 17.025. Na Central, são recebidos resíduos classe I (perigosos) e classe IIA (não perigosos). Uma nova Central está planejada para ser construída em Montenegro nos próximos anos, a fim de atender a alta demanda produtiva do polo petroquímico de Triunfo, além das indústrias da Serra e da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Outro importante serviço é o do setor de Engenharia. Um time multidisciplinar realiza desde a obtenção das licenças prévia, de instalação e de operação até laudos e pareceres técnicos, passando por projetos e laudos florestais e de geologia, outorgas, assessoria técnica ambiental e auditorias, e projetos para eficiência energética, gestão e projetos de resíduos sólidos e estações de tratamento de água e de efluentes. A Proamb também mantém uma área de Educação, a qual promove cursos, oficinas, palestras e o inédito MBA no Rio Grande do Sul Master em Neuroestratégia e o Pensamento Transversal®, realizado em parceria com a Esic Marketing & Business School, e promove a cada dois anos a Fiema Brasil, maior feira ambiental do sul do país.
Foto: Augusto Tomasi
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!