A reputação é o maior ativo de uma marca – e a construção desse valor está, inquestionavelmente, ligada à forma como que ela se apresenta em relação ao compromisso ambiental. Convidando empreendedores e gestores a essa reflexão, a Proamb realizou a segunda edição de um encontro estratégico para troca de informações e experiências na manhã de 26 de novembro, em Bento Gonçalves.
O ‘Proamb 360’ reuniu especialistas para tratar do tema ‘Reputação e valor para marcas em um mercado sustentável’, alinhado ao propósito de Fundação de deixar pessoas melhores para o mundo – e um mundo melhor para as pessoas. “Precisamos de novos modelos, de ideias que possam fazer a diferença, pois temos um país de oportunidades e aproveitá-las passa pelo papel das lideranças”, disse o presidente, Neri Gilberto Basso, ao receber os convidados.
No palco, o primeiro especialista a compartilhar seus conhecimentos foi o CEO da Frattini Consultores, Nedimar Frattini, mostrando como a questão ambiental precisa ser pensada a longo prazo e quais vantagens traz para o negócio. “A política de fazer essa gestão bem-feita é muito mais economicamente viável, é muito menos custosa do que gerenciar as situações posteriormente. Se a empresa consegue trabalhar com essa previsibilidade, pode ter um orçamento focado na questão ambiental que contribua para agregar valor à marca”, ensinou. Preparar-se para lidar com esse aspecto é fundamental na visão do especialista. “É preciso ser muito estratégico na hora de lidar com a gestão ambiental, em vez de simplesmente jogar o ‘problema’ para frente, pois a empresa, e seus responsáveis, serão cobrados no futuro”, alertou.
A programação teve, também, a explanação combinada do sócio-diretor de estratégia e planejamento da agência Critério, Cézar Freitas; e da especialista em opinião pública, e também sócia-diretora da Critério, Soraia Hanna, trazendo suas experiências na gestão de marcas e impulsionamento de negócios no mercado sustentável. “A reputação é o maior ativo da uma marca, tem a ver com a confiança que ela conquista junto a seus públicos”, destacou Freitas, ao falar sobre a importância de as organizações cultivarem e comunicarem seus valores a fim de consolidar o engajamento do púbico no decorrer de sua trajetória. Outro ponto destacado foi o cuidado com o posicionamento por meio da comunicação. “Existe um triângulo muito importante com a seguinte composição: quem você realmente é; o que você diz que é; e como o outro percebe quem você é. Infelizmente, na maioria das vezes, esses lados não conversam. O trabalho de comunicação é tornar esses lados cada vez mais próximos”, disse Soraia.
A primeira edição do Proamb 360 ocorreu em abril deste ano com o tema ‘ESG em foco: Tendências, Inovações e Oportunidades’. O circuito retomará sua programação de encontros em 2025.
Foto: Bárbara Salvatti
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