Recentemente qualificada junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) como uma instituição científica, tecnológica e de inovação (ICT), a Proamb, da Serra Gaúcha, projeta para 2024 avançar ainda mais na excelência em soluções ambientais. Nos laboratórios da Fundação, está em desenvolvimento um combustível exclusivo resultante da trituração de resíduos sólidos e que garantirá, com maior eficiência, a substituição de combustíveis fósseis dos fornos da indústria cimenteira.
A partir de sua unidade de Blendagem para Coprocessamento em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana, a Proamb garantiu, em 2023, o fornecimento de combustível derivado de resíduos (CDR) que substituiu mais de 25 mil toneladas de coque de petróleo – um combustível não renovável, nas operações do setor cimenteiro. No mesmo ano, processou mais de 50 mil toneladas de resíduos industriais, equivalente ao volume de 150 mil metros cúbicos, os quais deixaram de ser dispostos em aterros, resultando na destinação mais nobre e ambientalmente sustentável. Como resultado dessas operações, os negócios da Fundação Proamb cresceram mais de 15% em 2023, com investimentos totais de R$ 8,3 milhões.
Investimentos em Expansão
Em 2024 será finalizado o investimento de 7 milhões direcionado à ampliação para construção de uma nova célula da Central de Disposição de Resíduos de Pinto Bandeira, qual dará autonomia para recebimento de mais de 100 mil metros cúbicos de resíduos industriais. Através de mais um de seus projetos inovadores, a empresa estará fazendo uma modernização em sua unidade industrial de Blendagem para Coprocessamento, com aporte de 12 milhões investidos e aquisição de tecnologia austríaca e alemã. Após a conclusão das obras, a Proamb estará apta para coprocessar 60 mil toneladas de resíduos industriais por ano, ampliando sua capacidade de prestação de serviços para a indústria gaúcha.
Fundação reconhecida pela sustentabilidade
Fundada em 1991 por um grupo de empresas de Bento Gonçalves, com o propósito de destinar adequadamente os resíduos, com determinação, ambição e visão à frente de seu tempo, a Proamb se tornou referência nacional em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável, conquistando a liderança em soluções ambientais no Rio Grande do Sul. A Fundação Proamb é certificada pelos selos ISO 9001, 14001 e reconhecida na ISO IEC 17025, atuando em sete unidades de negócios. Entre elas, as unidades de Engenharia, Educação e o Laboratório de Análises Ambientais, todos em Bento Gonçalves, além da Fiema Brasil, idealizada pela Proamb e hoje consolidada como a maior feira nacional do setor. Em 2023, a Fiema Brasil reuniu 10 mil visitantes de 9 países em Bento Gonçalves. A Proamb também possui a Unidade de Blendagem para Coprocessamento localizada em Nova Santa Rita, Unidade de Aterro Industrial em Pinto Bandeira e Unidade de Triagem com Armazenamento, localizada em Farroupilha. Outras informações podem ser obtidas em Link.
Foto: Divulgação Proamb
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!