Desde a semana passada a Praça CEU começou a ampliar as opções culturais para a comunidade. O local está sediando duas mostras artísticas de diferentes temáticas.
A primeira é “O Estrangeiro – Conflitos e Manchas Trasngeracionais”, do ilustrador, quadrinista e artista plástico, Douglas Dias. A mostra traz dez obras ilustradas com a técnica de nanquim e aguada nanquim, entre o claro e escuro, onde evocam o imigrante, de como este ser humano que sente e replica traumas transgeracionais impactados pela nova terra.
Com predominância do tom cinza, o artista desvela toda a estranheza que o outro, aquele que chega, desperta em quem já habita, bem como o contrário. Um choque de culturas se instala, de início. O espaço em que ele se encontra, mas não se sente pertencido. Até o momento em que cria laços emocionais e sociais, familiarizando-se no local e, então reproduz o olhar que outrora recebeu, agora aos novos estrangeiros.
A segunda é Do Nanquim ao Graffiti que traz a produção artística de dezessete adolescentes que participaram das aulas de história da arte e práticas artísticas ministradas no projeto desenvolvido na Praça CEU, entre agosto e dezembro de 2021.
Os adolescentes e jovens de escolas públicas tinham idade entre 13 e 19 anos e frequentaram 60 horas de aulas conceituais de História da Arte, ministradas pela professora Cristine Tedesco; e oficinas de artísticas com os seguintes professores e respectivas técnica: Douglas Garcia Dias, história em quadrinhos e nanquim; Fernanda Toniolo, pintura em tela, estêncil e pôster artístico; Micael Biasin, desenho artístico e pintura em lápis de cor; Márcio Karkling, arte digital; e Jackson Brum, graffiti em tela.
O coordenador do local, Clóvis Prates, ressalta de ofertar à comunidade diferentes ações e atividades.
“A Praça CEU atende um público amplo de todas as idades e interesses. Para além dos serviços oferecidos, buscamos trazer novas atividades que estão de acordo com a nossa missão de proporcionar um bem-estar social, integrativo e artístico. E as exposições vêm somar às nossas ações e atividades, pois está circuitando pela cidade, de encontro às pessoas. Hoje está aqui na Praça CEU, na semana que vem vai para o Museu”.
Serviço
“O Estrangeiro – Conflitos e Manchas Trasngeracionais”, do ilustrador, quadrinista e artista plástico, Douglas Dias
Período de visitação: até 15 de março
Onde: Praça CEU – Rua Calisto Orestes Sganzerla, s/nº, bairro Ouro Verde
Horário: das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia
Entrada gratuita
Do Nanquim ao Graffiti
Período de visitação: até 13 de março
Onde: Praça CEU – Rua Calisto Orestes Sganzerla, s/nº, bairro Ouro Verde
Horário: das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia
Entrada gratuita
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/Praça CEU
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!