Buscando garantir a segurança hídrica da propriedade da família de Valdenir e Fátima Paese, agricultores na Linha Sobra, em Pinto Bandeira, foi inaugurada, no último dia 28 de abril, a proteção de uma nascente de água feita pela Emater/RS-Ascar através do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais na Região da Sicredi Serrana. A propriedade será uma das Unidades de Referência Técnica do projeto.
“A água é um bem essencial à vida, não só do ser humano, mas também da fauna e da flora, e ela tem todo um ciclo e é fundamental que as nossas ações busquem respeitar isso para garantir uma água de qualidade e um volume adequado. Toda ação que vise fazer a proteção da nascente e do seu entorno é fundamental pra garantir esse fornecimento adequado de água, lembrando que a água faz parte de todos os processos produtivos do ser humano, não só agrícola, mas também industrial, é um bem fundamental para a continuidade da vida no planeta”, destaca o extensionista da Emater/RS-Ascar no município, Alexandre Frozza.
Ele ressalta ainda que além dessa ação de proteção de nascentes, a Emater/RS-Ascar já há alguns anos também pensa como um todo no manejo na propriedade visando à proteção dos recursos hídricos, citando como exemplo a recomendação de uso de plantas de cobertura nas áreas de produção agrícola.
Estiveram presentes no ato o prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Gilberto Bonatto, o extensionista Alexandre Frozza, a gerente da agência do Sicredi, Iliane Ceccon Tondo, e demais colaboradores.
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!