A forma como a inteligência artificial está modificando os negócios pautou a abertura da NRF Retail´s Big Show, em Nova Iorque, mostrando por que a tecnologia também é o fio condutor que rege as quase 180 palestras da maior feira varejista do mundo, bem como de seus espaços de exposição. Acompanhada por uma delegação da Federação Varejista do RS, a palestra de abertura, ocorrida no domingo (12) e comandada pelo CEO do Walmart, John Furner, e por Azita Martin, líder de tecnologia da Nvidia, discutiu o tema “Tempos de mudança de jogo para o setor de varejo”.
O encontro serviu para apresentar algumas ferramentas que usam a IA para otimizar desde operações logísticas em estoques de grandes corporações ao atendimento em lojas, seja no e-commerce ou em ponto físico, funcionando como uma espécie de consultor de vendas, repassando informações precisas de produtos. “A IA generativa vai estar cada vez mais presente nos negócios. Isso vai impactar de forma positiva as nossas estruturas, fazendo com que possamos desempenhar ainda melhor nossos trabalhos e desenvolver ainda mais fortemente nossas empresas”, constatou o presidente da Federação, Ivonei Pioner, citando o ramo da IA que utiliza seu conhecimento para resolver novas necessidades.
Pioner também destacou como as pessoas são importantes nos processos de transformação digital. “A Walmart é uma empresa que é empoderada pela tecnologia liderada pelas pessoas. Toda transformação requer mudanças, e a mudança, obrigatoriamente, começa pelo líder. Por isso, os CEOs precisam se envolver na escolha das tecnologias”, aconselhou. O vice-presidente da Federação Varejista do RS, Marcos Carbone, salientou que a IA é mais um elemento que irá potencializar os negócios, sendo importante para todas as plataformas. “A IA está vindo para complementar o varejo, assim como o e-commerce. O varejo físico claramente continua em alta e assim permanecerá, porque é o lugar onde se faz a conexão com o cliente, onde ele tem a experiência”, disse Carbone, também integrante da comitiva da entidade ao lado do diretor de Crescimento e Expansão, Ricardo Bartz, e da diretora da CDL Mulher RS, Débora Balbinotti Lunardi, além dos presidentes das CDLs Novo Hamburgo, Leonardo Lessa, e Igrejinha/Três Coroas, Natália Debarba.
O grupo aproveitou para acompanhar outras sessões da feira dedicada ao tema, como a que trouxe os cases do Sam’s Clube e da C&A, que estão incrementando o desempenho do varejo e realçando as funções humanas no setor com o uso das modernas tecnologias.
Desde sexta-feira em Nova Ioque, a comitiva realizou, também, visitas guiadas por alguns dos varejos mais inovadores de Nova Iorque, em parceria com o Sebrae RS, que também promoveu um “aquece” sobre a NRF com os integrantes na chegada à cidade. O grupo visitou lojas como a Crate & Barrell, dedicada ao varejo de móveis e decoração, a APL Shoes, uma marca de tênis com produtos entre o luxo e o desempenho, e a Petco, referência no varejo voltado ao mundo dos animais de estimação.
Na agenda desta segunda-feira da Federação, devem estar incluídas as palestras da CEO da Best Buy, Corie Barry, explicando como conduziu a empresa frente às rápidas mudanças de demanda dos consumidores, e do designer de experiências de Irreplaceable, Kevin Ervin, que falará como as lojas físicas podem prosperar com experiências insubstituíveis nas lojas diante da conveniência digital. A NRF se encerra nesta terça-feira, dia 14.
Foto: Acervo Pessoal
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!