Natal é tempo de celebrar e brindar a vida, de retomar a convivência, as conversas, as trocas de sorrisos muitas vezes esquecidos no dia a dia.
Em 2023, o Roteiro Caminhos de Pedra integrou a programação com a celebração do 21º Natale Del Gesù Bambin, encontro que ocorreu em 14 de dezembro no Salão da Comunidade do Barracão.
Entre as atrações, o grupo de Dança juvenil Caminhos de Pedra juntamente com o Curso de Talian e comunidade participaram da encenação do nascimento do menino Jesus. Houve também apresentações da Banda musical São Pedro, do Coro da família Cantelli, de alunos da Escola Nossa Senhora da Salette e do Coro de Canarinhos da Escola Nossa Senhora da Salette. A Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves apoiou o encontro com a realização do Show de Mágica “Ellis e Ademar”.
Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas: o subprefeito de São Pedro, Leonildo Cavalett; o Secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Davi da Rolt; a corte da Festa Flores de Pedra, composta pela rainha Maíra Siega da comunidade de São Miguel; a 1ª princesa Evelyn Santos da comunidade Barracão e a 2ª princesa Eliane Carrer, da comunidade São Pedro.
Mais de 300 pessoas estiveram presentes no encontro, demonstrando ser um dos encontros de natais mais movimentos dos últimos anos nas comunidades.
O Roteiro Caminhos de Pedra é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul desde 2009 (Lei Estadual 13.177/09) e vivência o espírito natalino decorando as casas históricas e resgatando a cultura dos primeiros imigrantes Italianos que chegaram na Região.
Preservando as Raízes Italianas
O Projeto Cultural Caminhos de Pedra, tem como objetivo resgatar, preservar e dinamizar a cultura dos imigrantes italianos que se estabeleceram na Serra Gaúcha a partir de 1875. Hoje, o Roteiro sustenta o título de Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, por concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país, sendo conhecido como “Museu Vivo”.
A noite também foi a última aula do ano do curso Talian. Tido como a ‘língua madre’ dos imigrantes italianos, o Talian ainda é difundido nas cidades colonizadas por italianos, ainda mais no interior, onde até hoje é passado de geração em geração.
A realização das aulas visa contribuir para a disseminação e salvaguarda da Língua Talian, incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) e reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo IPHAN/MinC (2014).
Foto: Mirna Madalosso
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!