Aproximando idosos da Cultura Hip Hop, projeto Maturidade Urbana, desenvolvido pelo Sesc Bento Gonçalves e Prefeitura Municipal, tem rap próprio lançado
O projeto Maturidade Urbana, uma parceria entre o Sesc Bento Gonçalves e as Secretarias Municipais de Cultura e de Esportes e Desenvolvimento Social da Prefeitura, lançou um rap produzido pelas participantes, que pode ser conferido no YouTube. Iniciado em maio, o projeto Maturidade Urbana vem proporcionando uma série de novas experiências aos idosos em Bento Gonçalves, promovendo a qualidade de vida e a exploração de novos conhecimentos por meio de segmentos artísticos ligados à cultura urbana.
Assim, as integrantes participam de aulas de dança, aprendendo passos, gestos e coreografias relacionados ao movimento Hip Hop. Elas também aprenderam sobre grafitagem e assistiram a um documentário sobre o tema, conhecendo um mundo até então inexplorado e atrelado especialmente aos mais jovens. A produção do rap foi mais uma atividade, que agradou as participantes.
“A mensagem que a música passa é de que nada é impossível. É só querer que a gente consegue, claro que dentro das nossas limitações”, destaca Dorotea Rizzon, uma das integrantes do Maturidade Urbana. “Estamos gostando e aprendendo muito, tentando fazer o nosso melhor”, finaliza. O rap lançado tem um título criativo, “Hip Hop é mais legal que fazer tricô”, que remete a como o projeto tem apresentado novos horizontes ao grupo de idosos. A obra aborda isso.
A música recebeu um tratamento baseado em trap, subgênero do rap que surgiu na década de 2000, nos Estados Unidos, com batidas mais melódicas e com baterias, usando também a ferramenta do auto-tune, que é uma das suas estéticas. A letra foi escrita pelas MCs New Guss e Makley, baseada nas experiências que elas tiveram sobre a Cultura Urbana, com melodia gravada no estúdio Visão Natural.
Foto: Divulgação Sesc Bento Gonçalves
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!