Secretário Municipal de Segurança e Comandante da GCM alertam lojistas sobre atitudes que devem ser tomadas para melhorar a eficiência do serviço
“O óbvio precisa ser dito. Se não há ajuda da comunidade, não há resultados positivos”. A afirmação é do Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcelo Gonçalves Pereira, que durante o Bom Dia Lojista realizado pelo Sindilojas Regional Bento na manhã desta terça-feira, 23, falou do trabalho que vem sendo realizado na cidade para combater o número de furtos e roubos no comércio. Junto com ele, o Secretário Municipal de Segurança, Paulo César de Carvalho, relataram as medidas tomadas e os avanços na estrutura do departamento que vem sendo um importante aliado do setor.
“A Guarda Civil Militar é a bola da vez”, destaca o secretário. Segundo ele, 26 guardas foram formados com o auxílio da Brigada Militar, totalizando 750 horas de curso. “Hoje, as forças de segurança da nossa cidade são integradas e isso faz toda a diferença. Funciona como um relógio”, ressalta. Equipar a equipe, trocar o armamento e fazer uso de viaturas alugadas que garantem maior economia ao Município sem perder a eficiência, são estratégias que vêm sendo seguidas, além do permanente treinamento técnico do efetivo.
Com foco no policiamento comunitário, o trabalho da GCM já registra 1.786 abordagens somente este ano, de janeiro a abril. Em todo 2022, foram 2.255. Isso porque a GCM atua somente em Bento Gonçalves, enquanto a Brigada Militar tem 25 municípios para atender. “Além disso, a equipe hoje conta com um prédio totalmente equipado e estruturado para melhor acolher. Assim, os guardas têm melhores condições de atuar na prevenção e, se necessário, repressão por estarem devidamente preparados”, assegura o Secretário.
Com esta realidade, a GCM vem mantendo íntima relação com a comunidade, além de cada vez mais estar próxima do varejo. Inclusive, os próprios lojistas criaram um grupo no WhatsApp para qualificar e agilizar a informação, mantendo uma rede de interação e cooperação no combate à violência. A GCM integra este grupo, atuando conforme o mapa de calor, ou seja, as ocorrências. Entretanto, o Comandante Pereira destaca que os canais oficiais seguem sendo o 153 e o 190. “Este grupo no WhatsApp é interessante, pois nos informa instantaneamente o que está acontecendo nas lojas e arredores. É uma forma do varejo se organizar e nos ajuda a ter um melhor tempo de resposta”.
Durante o encontro, o Secretário também aproveitou para passar informações sobre a atuação em torno da Polícia 4.0, ou seja, inteligência com articulação de soluções através da tecnologia. “Bento é um exemplo. Temos 105 câmeras de vídeo monitoramento e queremos chegar a 450. Conseguimos monitorar a cidade diante de um Centro Integrado de Operações. Temos tecnologia para isso. Agora buscamos o reconhecimento facial, previsto em nosso plano”, enfatiza.
O presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, alertou os lojistas para que usufruam do grupo priorizando informações da área da Segurança para que a ferramenta seja efetiva no combate aos roubos e furtos no varejo.
Comandante Marcelo Gonçalves Pereira, Daniel Amadio e Secretário Paulo César de Carvalho
Foto: Conceitocom Brasil
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!