Serão quatro meses de programação cultural inédita e gratuita
Neste mês de setembro, Giovanni Mattiello estreia seu novo projeto: “Raul Seixas: Show Cover Filosófico”. Serão dezesseis episódios disponibilizados de forma digital gratuitamente, com temas provenientes da vida e obra de Raul Seixas. O financiamento é do PRÓ-CULTURA – Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e o patrocínio de Amma Design, Modelo Vidros e Organovita Família Orgânica.
Os episódios serão disponibilizados no canal do YouTube Giovanni Mattiello Oficial, a partir de 08 de setembro. Para introduzir cada vídeo, Giovanni e banda realizam uma live, sempre às quartas-feiras, com início às 20 horas. Cada live terá conteúdo e canções diferentes, iniciando em 15 de setembro e encerrando em 22 de dezembro, num total de 15 edições. A programação é aberta ao público em geral e contará também com a parceria e interação de Escolas e Municípios de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
A apresentação está a cargo de Giovanni Mattiello, cantor, compositor e palestrante. É Sociólogo, Mestre e Doutorando em Teologia. Desde 2011, realiza palestras show para estudantes, jovens, professores, melhor idade, colaboradores de empresas e comunidades. Já ministrou mais de 1000 palestras, em 200 Municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Possui três CDs lançados: “Da vida, dos sonhos e do amor”, “Coisas da Alma” e “Na ternura e Amor”. É autor do livro “Nas trilhas da esperança”. Recentemente, apresentou “Da Sociologia a Rock – Digital: Nas Trilhas do Pensar”, em seu canal do YouTube, que já soma mais de 30 mil visualizações.
Mattiello explica que a iniciativa foi inspirada na Palestra Show “O Que Ouvi de Raul: Considerações Filosóficas sobre um Maluco Beleza”, criada por ele, que roda o Rio Grande do Sul desde 2016. “Nesta versão, apresentamos novos conceitos e cerca de 80 canções. O projeto baseia-se em dois eixos principais: promover um resgate cultural ao apresentar canções de Raul Seixas, um dos pioneiros do Rock nacional a um público majoritariamente jovem; e provocar o pensamento crítico do ouvinte ao contextualizar as letras das canções, ligando-as a temas e conceitos de sociologia e filosofia.”
O projeto conta com banda completa, sendo apresentado por Giovanni Mattiello (Voz, violão e viola caipira); Germano Benini (Bateria); Josiano Mânica (Teclados e voz); Lela Rosanelli (Contra-baixo e voz); Misael Dutra (Guitarra e voz) e participação especial de Ander Santos (Violino).
As lives serão transmitidas, em sua maioria, do auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, cedido pelo Município de Garibaldi, sendo que algumas edições terão como base o ECOA – Espaço Coletivo das Artes, também em Garibaldi. Para que haja uma dinâmica e interação maior com o público, haverá mediação da jornalista Priscila Boeira, com canal aberto para a participação das escolas e do público em geral através do chat do YouTube.
É possível inscrever-se no canal do YouTube Giovanni Mattiello Oficial e ativar o sininho para receber as notificações. Mais informações podem ser obtidas no Facebook @mattiellogiovanni, Instagram @giovannimattiellooficial, pelo e-mail greice.mattiello@gmail.com ou pelo Fone/Whats App (54) 99174-3176, com a produtora cultural Greice Veronese Locatelli Mattiello.
Saiba Mais
Através das canções de Raul associadas a temas da sociologia e filosofia, cria-se um espaço para o pensamento ir além do senso comum em busca de maior sentido para as coisas que vivemos cotidianamente. O projeto questiona de maneira lúdica e irônica, tal qual Raul fazia, algumas realidades que se tornaram verdades apenas pela insistência e pela habitualidade.
Busca incentivar nos ouvintes criatividade, gosto musical, análise crítica e de questionar o mundo em que vivemos. Nosso objetivo é conduzir o ouvinte a pensar e a refletir sobre sua vida em meio a essa sociedade e estimular uma participação mais consciente em temas hodiernos de relevância para a vida humana sem, contudo, lhe apontar um único caminho para tanto.
Mattiello explica que “Optou-se por classificar a mensagem de Raul em temas que possam dar uma boa noção e compreensão sobre a vida e obra do artista. Mesmo que a arte seja sempre interpretativa, procura-se utilizar o máximo de informação possível sobre o contexto das canções para ligar os assuntos com coerência, de forma a dar maior fidelidade ao pensamento de Raul. Todos os temas dos episódios serão apresentados tendo como pano de fundo as canções de Raul.”
Alguns autores encontrados, implícita ou explicitamente nas letras das canções de Raul e que serão destacados durante as falas são: Platão, Arthur Schopenhauer, Friedrich Nietzsche, Jean-Jacques Rousseau, Jean-Paul Sartre, Albert Camus, Howard Becker, Émile Durkheim, entre outros.
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!