Pela primeira vez no município, o Festival de Cinema Italiano em Bento Gonçalves teve sua abertura no domingo (26), na Fundação Casa das Artes. A cerimônia contou com a presença do Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso. Para ele, a realização do evento na cidade demonstra como o Consulado está focado em estar mais próximo das comunidades de origem italiana. “Conseguimos realizar um movimento histórico. O cinema também é uma diplomacia cultural, e espero que o festival seja uma ocasião para todos os cidadãos de Bento Gonçalves compreenderem a cultura italiana contemporânea. Na minha opinião, o festival chega para ficar”, disse o Cônsul-Geral.
Na ocasião foi exibido o longa Grazie Ragazzi, do diretor italiano Riccardo Milani, que foi um dos títulos pré-selecionados para representar a Itália no Oscar 2024.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, prestigiou o encontro e disse que eventos como esse fortalecem os laços culturais do município com sua raiz italiana. “Eventos assim carregam a cultura italiana e precisamos nos orgulhar de passar isso adiante, essa valorização do trabalho, da fé e da família”, comentou Siqueira. Por sua vez, o secretário da Cultura, Evandro Soares, saudou a aliança estabelecida entre o Consulado e a prefeitura. “Bento Gonçalves se honra muito em realizar esse evento, é mais um momento para valorizar e fortalecer a cultura italiana”, comentou.
Para a Agente Consular Honorária da Itália em Bento Gonçalves, Thaís Rafaela Ferrari da Cunha, a proposta demonstra mais uma ação em prol dos cidadãos italianos desempenhada pela gestão de Caruso. “Receber esse festival representa todo o movimento de resgate e reconstrução dos serviços do Consulado da Itália. Há muitas formas de celebrar as raízes, mas também de estabelecer pontes para o futuro, e isso nos motiva a trabalhar cada vez mais para que oportunidades se formem e os laços entre a região e a Itália se tornem ainda mais fortes”, disse Thaís.
O Festival de Cinema Italiano começou no dia 8 de novembro em diversas cidades do país através de promoção da Embaixada da Itália e do Ministério da Cultura. No Rio Grande do Sul, a realização é do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre. A exibição dos filmes do festival em Bento Gonçalves conta com a parceria da Agência Consular Honorária, da Secretaria de Cultura e do Sesc. O festival também pode ser acompanhado via streaming no site festivalcinemaitaliano.com.
Serviço
O quê: 18º Festival de Cinema Italiano
Quando: em Bento Gonçalves, até 3 de dezembro
Quanto: entrada franca
Informações: festivalcinemaitaliano.com
Programação das próximas sessões
29/11 – Fundação Casa das Artes – 19h30 – “Primadonna” (2022). No cenário da Sicília dos anos 60, uma jovem reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia que abalará as convenções sociais de sua época. Sua coragem abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres num lugar em que a máfia está enraizada e aceita como parte natural da vida.
30/11 – Distrito de São Pedro – 19h – “Golpe dos eternos desconhecidos” (1959). Um gângster milanês faz uma proposta para roubar o dinheiro de uma aposta de jogos de futebol a um grupo de criminosos mas as coisas vão acontecer de maneira diferente.
02/12 – Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos – “O primeiro dia da minha vida” (2023). Um homem misterioso se apresenta a quatro pessoas que atingiram o fundo do poço e desejam acabar com suas vidas, para propor-lhes um pacto: uma semana para redescobrirem o amor pela vida.
03/12 – Dall’Onder Grande Hotel- 17h – “Mimi, o metalúrgico” (1972). Mimi é um estivador siciliano que perde o emprego e deixa a mulher. ele se muda para Turim, onde arranja trabalho e se envolve em um caso com uma comunista. Logo ele se vê fazendo malabarismos com dois relacionamentos enquanto planeja se vingar das forças corruptas que arruinaram sua vida.
Foto: Bárbara Salvatti
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!