Mostra traz 46 obras que vão dialogar com o acervo do Museu do Imigrante
Para muitas definições sobre o passado, pode-se depreender que ele é memória e presença, testemunho e evolução. O passado expressa fatos que muitas vezes está representado por um único objeto. E o Museu do Imigrante possui um acervo plural sobre o processo imigratório materializado nas práticas cotidianas como o trabalho, o quarto de dormir, a religião, a relação com a uva e o vinho.
E a próxima exposição do Museu do Imigrante foi pensada a partir do próprio: as obras escolhidas pela curadoria de Ana Zavadil dialoga com o acervo. São 46 obras que compõem a mostra “Um olhar sobre o passado” que estreia na próxima terça-feira (4), na própria instituição. Além da Sala de Exposição Temporárias, as obras vão estar espalhadas por todo o prédio em um diálogo com o acervo.
A curadora Ana Zavadil, que foi curadora-chefe do MARGS em 2013/14, comenta sobre o processo de montagem da exposição “fiz muitas curadorias com estas características: as obras do acervo eram o centro gravitacional da exposição e depois as obras de artistas convidados eram colocadas justapostas a elas para criarem novos conhecimentos, gerando atrito conceitual por tratar de obras de períodos diferentes. Trazendo com isso novos significados para as obras do acervo”.
Os 46 artistas do estado foi resultado de uma chamada feita pela curadora para a mostra. As obras de artistas convidados trazem linguagens como pintura, desenho, gravura, fotografia, vídeo, objetos, cerâmica, bordado e tapeçaria de recorte.
Nesta convergência, depreende-se muitas leituras tendo como fio condutor as experiências entre o passado e o presente, de gerações. “O passado, ou seja, as obras do acervo são o centro da exposição e as obras de arte contemporâneas representam o presente. Esse encontro ficará evidenciado a partir dos diálogos que todas as obras juntas vão causar no contexto museológico”, ressalta Ana Zavadil.
De acordo com a museóloga Deise Formolo, “Um olhar sobre o passado” provoca reflexões diversas “que expressam dois mundos vivos e que vão proporcionar uma variedade de interpretações, pois tem-se diversos pontos de vista que possibilitam aberturas para o legado das imigrações em conversação com o contemporâneo”.
“Um olhar sobre o passado” foi viabilizada por meio do artista visual de Bento Gonçalves e participante da exposição Edson Possamai.
Serviço
O que: exposição “Um olhar sobre o passado”, com curadoria de Ana Zavadil
Vernissage: 04 de julho
Horário: 19h
Período de visitação: de 05 de julho até 08 de agosto
Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados das 8h às 12 e das 13h às 17h
Fotos: Divulgação/Exposição “Um olhar sobre o passado”
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!