Diferentemente de 2020 e 2021, que marcaram, respectivamente, o início e o pior momento da pandemia, neste ano os mais de 70% da população do país completamente imunizados condicionam a volta dos grandes eventos Brasil afora. Quem se beneficia desse cenário são as feiras de negócios e as festas comunitárias, por exemplo, como a ExpoBento e a Fenavinho. A partir da aplicação de alguns protocolos a visitantes e expositores, elas conseguem garantir a certeza de suas realizações, reunindo o público em condições seguras para a volta do esperado convívio social e da retomada econômica.
Essa já é uma realidade em praças vizinhas, como Caxias do Sul, que deu início à Festa da Uva, mostrando que a volta dos eventos, além de estarem garantidos, serão importantes motores para a economia brasileira. Em Bento Gonçalves, o setor moveleiro está às vésperas de assistir à realização de Movelsul e FIMMA Brasil, pela primeira vez de forma combinada, em março.
A 30ª ExpoBento também já vive essa expectativa. Depois de dois anos em que precisou adaptar alguns atrativos para a plataforma online, a maior feira multissetorial do país prepara-se para vivenciar, novamente, o ambiente presencial, sua raiz original de criação. “Por nosso histórico de inovação, sempre estamos atentos e buscando não só nos adaptarmos à realidade, mas estarmos na vanguarda. Agora, é muito bom poder dizer que estamos, efetivamente, de volta, porque a ExpoBento é uma feira de convivência, que se construiu e se arvorou na base do relacionamento afetivo e comunitário, além, claro, da geração de resultados para os expositores”, opina o diretor geral da ExpoBento, Gilberto Durante.
É nesse espírito que a feira caminha para se reencontrar com seus mais de 450 expositores e 250 mil visitantes, entre os dias 9 e 19 de junho, no Parque de Eventos. A feira ainda receberá a Vila Típica da 17ª Fenavinho, um espaço de exaltação à cultura da uva e do vinho, com a presença de vinícolas e atividades artístico-culturais em torno do legado da imigração italiana.
Com sua realização para junho, os protocolos para a ExpoBento ainda não estão definidos, pois será preciso acompanhar o andamento da pandemia. A tendência é de que a onda da variante ômicron se acalme e até acelere o fim da crise sanitária, conforme a Organização Mundial de Saúde já previu em janeiro. Especialistas brasileiros apontam que o pico da nova variante já passou e sugerem que, agora, haverá uma queda no número de casos.
A euforia para o retorno da ExpoBento pode ser expressada pela adesão de grandes marcas que já confirmaram presença no evento. Uma delas é a Fasolo, tradicional fabricante de artefatos de couro da cidade. “A ExpoBento representa um canal de contato direto com os consumidores e nos ajuda a entender o desejo e a necessidade deles”, diz o diretor comercial da empresa, Carlos Matte. Pela quarta vez na feira, a empresa mostrará seus produtos, também, para reforçar sua presença no mercado. “Nosso nome é associado a couro e à qualidade. Neste ano, vamos aproveitar a feira, ainda, como canal de informação, de que seguimos fortes, rumo aos 105 anos”, projeta Matte.
A Dalmóbile, representante do setor moveleiro – o mais significativo da economia de Bento Gonçalves –, irá para sua oitava participação na ExpoBento, a fim de aproveitar a exposição num encontro com a grandiloquência da ExpoBento. “Expor na ExpoBento significa estar com a nossa vitrine na maior feira multissetorial do Brasil”, analisa a gerente de Projetos da Dalmóbile, Daniela Zandonai. Com essa imensa visibilidade, fica mais fácil compreender como a feira consegue oportunizar o retorno que as empresas buscam ao participarem da ExpoBento. “É uma feira de muitos contatos, recebemos pessoas de diferentes regiões em busca de novidades, em busca de soluções para a sua casa. 2022 certamente será mais um ano de muito sucesso, de novos negócios. Estamos preparados para uma feira inesquecível e de muitas novidades”, diz Daniela, que prossegue nos elogios: “a ExpoBento, com certeza, já faz parte da nossa história”.
5 motivos para expor na ExpoBento
Retorno comercial
Em sua última edição antes da pandemia, em 2019, o ticket médio de 60% dos visitantes da feira ficou entre R$ 50 e R$ 100 em compras. E 20% dos visitantes gastaram entre R$ 200 e R$ 500 reais em compras. As chances de vendas aumentam ainda mais quando o público da feira a frequenta mais do que uma vez por edição. No caso da ExpoBento, 48% das pessoas fazem isso. Além disso, a ExpoBento tem um grande índice de visitantes que retornam para futuras feiras: cerca de 80% deles já participam há pelo menos quatro edições.
Associação à marca ExpoBento
Estar na ExpoBento é estar na maior feira multissetorial do país. São 11 dias em que a marca dos expositores fica em exposição para um público superior a 250 mil pessoas no Parque de Eventos. Além disso, é uma das feiras mais tradicionais da região, chegando em 2022 a sua 30ª edição.
Renovação de público
Quem visita a ExpoBento uma vez, volta: metade do público já participou de outras edições. A ExpoBento também tem atraído novos interessados: em 2019, ano da última feira presencial antes da pandemia, 23% dos visitantes estavam conhecendo a feira pela primeira vez.
Duas feiras em uma
Neste ano, mais uma vez, a ExpoBento repete a experiência de ser realizada em conjunto com a Fenavinho. Embora a Fenavinho seja uma festa, ela serve para atrair um outro tipo de público para a ExpoBento, trazendo ainda mais heterogeneidade de visitantes e atraindo mais compradores.
Relacionamento
Nem todo o potencial da ExpoBento acontece na hora. Muitas vendas são prospectadas para outros momentos no pós-feira, principalmente aquelas de maior valor agregado. Isso é resultado das relações construídas dentro da ExpoBento, um ambiente propício, aliás, para fortalecimento, fidelização e construção de relacionamentos.
Imagem: Divulgação
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