Desde 2013, a poesia tornou-se essencial nas salas de aula, dependências e corredores na EMEF Maria Borges Frota. Orientados por seus professores, os alunos conhecem e declamam nas manhãs do educandário versos de vários poetas e poetisas da literatura brasileira e universal. A ação faz parte do projeto “Brincando com poesia” que neste ano está em sua oitava edição. No próximo dia 10 de dezembro, os alunos dos 8ºs e 9ºs anos encantarão com suas declamações e apresentações.
Os instantes poéticos possibilitam que a palavra trilhe diferentes caminhos. A poesia tem o poder de tocar os sentidos, aflorar os nossos sentimentos, potencializar a nossa sensibilidade, alinhando o pensar e o agir numa sedutora brincadeira de palavras. Este é o objetivo das professoras Marli Fronza, Fernada Piazza, Roberta Segatto e Cleusa Comparin, envolver a escola nessa possibilidade de libertar a expressão e a criação, deixando fluir a imaginação.
Quantos não foram os sentimentos, os rostos, e as vozes que adentraram o auditório da escola e levaram emoção e encantamento? Cada aluno, cada professor que fez parte desta história e que agrega a cada nova edição jovens e velhos conhecidos, é tomado por um sentimento único e inesquecível. Muitos talentos descobertos, muito trabalho, estudo, entrega e coração, o orgulho em ser CAIC, em cada etapa da construção deste belo projeto de emoções.
Ao entrar em contato com a poesia o aluno aprimora a capacidade de comunicar-se e expressar-se melhor, tornando-o mais acolhedor a conhecer outros gêneros literários. A poesia nos enriquece com palavras ao mesmo tempo em que brincamos com elas. Ninguém que passa pelos corredores da EMEF Maria Borges Frota e ouve versos de Mário Quintana, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, e outros grandes nomes da poesia, consegue ficar indiferente. Esta proposta estabelece uma conexão entre a temporalidade, a cultura e o encantamento. A junção entre poesia, a música, e as manifestações artísticas na construção do saber, faz com que esse trabalho seja a comprovação de que a poesia vive e está sempre orbitando a nossa alma.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/EMEF Maria Borges Frota
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!