A primeira edição do ‘Proamb 360’ marcou o início de um novo movimento encampado pela fundação, que é líder gaúcha em soluções ambientais: conectar seus parceiros às oportunidades de negócio ligadas ao tema. O painel trouxe como pauta inaugural o tema ESG em foco: Tendências, Inovações e Oportunidades, em encontro realizado no dia 18 de abril, para convidados, no centro de eventos do CIC-BG.
“Essa iniciativa surge para conectar pessoas entre si e, principalmente, com novas informações, com tendências, para colocar os empreendedores e gestores diante de novas oportunidades, seja de transformar suas empresas em organizações melhores, mais competitivas, ou de gerar negócios saudáveis”, explicou o presidente Neri Gilberto Basso.
O inédito circuito de painéis, que devem ocorrer de forma periódica, inspira-se na vocação pioneira e inovadora da Proamb, na visão da gerente, Carolina Couto Pereira. “Ao longo de seus 35 anos da atuação, a Proamb tem estado à frente do mercado, sendo pioneira no seu segmento por diversas oportunidades. Foi a primeira fundação a destinar resíduos sólidos industriais; foi a primeira Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação com foco exclusivo em soluções ambientais; foi a primeira Blendagem para Coprocessamento no RS; foi o primeiro Aterro Industrial a ter ISO 14001; foi a primeira fundação a desenvolver uma feira de negócios do setor ambiental, e será a primeira a ser auditada e a publicar o Certificado GHG de Inventário de Gases do Efeito Estufa. Dessa forma, nos consolidamos como uma empresa líder de mercado e referência não só no terceiro setor, mas na área ambiental de forma global”, disse.
A Proamb, criada há 35 anos por um conjunto de empresas na Serra que buscava soluções inovadoras para reduzir o impacto ambiental, sobretudo, dos resíduos da produção industrial, hoje é exemplo neste mercado de destinação, tratamento e reaproveitamento de resíduos industriais, e vai além. São oito unidades, que incluem os núcleos de Educação, Laboratório de Análises Ambientais, Engenharia e ainda, a organização da Fiema Brasil.
Especialistas compartilharam conhecimento
O painel Proamb 360 trouxe, em sua primeira edição, dois especialistas: Saulo Chielle e Fabiano Zamboni. Abrindo os trabalhos técnicos, Chielle trouxe para o palco a talk “Essa Tal de Sustentabilidade”, revisitando conceitos importantes, quebrando paradigmas e discutindo tabus ligados ao tema. “A sustentabilidade não é o fim, é um caminho que precisa ser percorrido pelas empresas e conectado com as necessidades e objetivos de cada organização. O conceito de ESG é um trabalho interno muito importante para as organizações, que traz uma análise de riscos e oportunidades e vai bastante além da percepção limitada que o correlaciona apenas à questão ambiental. Tem a ver com governança, com o impacto dos produtos da marca na sociedade e, de forma ampla, com o conceito de desenvolvimento local integrado, que é o caminho para as empresas”, disse.
Na sequência dos trabalhos, Zamboni trouxe sua experiência em transformar incertezas em estratégias tangíveis, com o tema ‘Como decifrar os segredos de um futuro verde?’. “Vivemos um momento em que é preciso decidir se a sua empresa quer ser reativa: a população cada vez mais ouve e quer consumir de maneira sustentável, então, é o cliente o primeiro a exigir mudanças no perfil das empresas, com maior compromisso. É preciso antecipar, identificar e aproveitar essas oportunidades. As empresas precisam ter um propósito que atenda aos compromissos sociais e ambientais que a sociedade tem exigido. Essa é uma prática que, hoje, tem garantido abertura de novas oportunidades de investimentos”, destacou.
Os interessados em participar das próximas edições do Proamb 360 podem obter informações pelo e-mail: comercial@proamb.com.br ou pelo WhatsApp (54) 3055.8700.
Foto: Bárbara Salvatti
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!