O Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, encerrou suas inscrições na terça-feira à noite contabilizando 6591 inscrições, sendo 3389 de Pessoas Físicas e 3202 de Pessoas Jurídicas. Com recursos de R$ 20 milhões, este é o maior edital para a Cultura realizado no Rio Grande do Sul.
O edital recebeu propostas de Pesquisa, Criação, Formação e Qualificação nas áreas do audiovisual, artesanato, artes visuais, circo, culturas populares, cultura viva, dança, diversidade linguística, livro, leitura e literatura, música, teatro, memória e patrimônio, e museus.
A distribuição de recursos chegará aos municípios do Rio Grande do Sul de acordo com a divisão demográfica da população do RS COREDES – Conselhos Regionais de Desenvolvimento. A seleção também contemplará pontuação específica para Diversidade e, nos projetos de Pessoa Física, 50% para cotas sociais.
“Foi um desafio incomensurável. Foi como estrear um espetáculo, sem ensaio e com as folhas da partitura embaralhadas. Muitos que estão na gestão do projeto e que ficaram encarregados da busca ativa não se conheciam. Alcançar esse número recorde de inscritos foi uma bela finalização para um primeiro movimento desse grande concerto, mas exigiu muito esforço, dedicação e empatia”, comemora o coordenador do Edital, Luciano Balen.
“O número de inscritos traduz o sucesso que foi a parceria formalizada com a Fundação Marcopolo, garantindo que esses 20 milhões de reais, o maior investimento já feito em um edital da Cultura, chegue a trabalhadores e trabalhadoras do setor, por meio da Lei Aldir Blanc”, destaca a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.
A nova etapa do Edital prevê a Habilitação e Seleção das propostas. Esta fase deve durar cerca de 15 dias. Depois, disso, os projetos selecionados deverão ser anunciados ao público. O acompanhamento de todo o andamento do edital pode ser feito através do site da Fundação Marcopolo (www.fundacaomarcopolo.com.br)
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!