Representantes do Movimento Indígena estiveram na manhã de hoje (19), entregando aos ministros do Supremo Tribunal Federal uma carta de agradecimento ao apoio da instituição.
“Estamos aqui para defender e agradecer o STF, seus Ministros e Ministras, pelas decisões tomadas no âmbito da ADPF 709 (que obrigou o governo a apresentar um plano de combate ao coronavírus entre os povos e determinou a retirada de invasores de terras indígenas); da Ação Rescisória 2686 (que abriu a discussão sobre a demarcação da Terra Indígena Guyraroká); das liminares tomadas no âmbito do Recurso Extraordinário 1.017.365, com Repercussão Geral (que pediram despejos das nossas comunidades e retrocessos administrativos e judiciais na demarcação de nossas terras).
Reforçamos o pedido ao presidente do STF, Ministro Luiz Fux, para que coloque em pauta com urgência o julgamento do Recurso Extraordinário com Repercussão Geral.”, ressalta a reivindicação.
Já no início da tarde de hoje, portando faixas, manifestaram contra o Governo Bolsonaro, pedindo a demarcação das terras indígenas e contra a invasão de suas terras, na Praça dos Três Poderes.
Entre as lideranças no local, o Cacique Isaías Silva, da Comunidade Indígena Sõrmag de Bento Gonçalves.
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!