A série conduzida pela professora Maidi Dalri é aberta e gratuita e conta com apoio do Sebrae RS
Os recursos digitais estão definitivamente incorporados à rotina dos educadores e serão cada vez mais usados, mesmo após a pandemia. Nessa nova realidade, é fundamental possibilitar aos educadores o desenvolvimento do seu letramento digital, o que requer a mesma persistência e sequência didática de um trabalho para aprendizagem de um segundo idioma. Essa é a proposta do programa ConexAção, que se estenderá até outubro. As lives semanais apresentam um tema a cada episódio e ficam gravadas no YouTube para acesso livre. “O conteúdo pode ser acessado a qualquer momento e esse é o principal diferencial”, destaca a gestora de projetos de educação empreendedora do Sebrae RS Kamille Schmidt These.
A condução dos encontros é realizada pela professora Maidi Dalri que tem se dedicado a apoiar educadores no seu processo de fluência digital e pedagógica. Durante a jornada, são apresentados exemplos práticos do uso dos recursos digitais em sala de aula e as mudanças necessárias à rotina pedagógica. Entre os temas abordados estão Google For Education, Recursos de Aprendizagem Digital, Educação na Nuvem, Metodologias Ativas, Educação Empreendedora, Competências Socioemocionais, entre outros. Mais informações e inscrições em www.conexacao.com.br .
Maidi explica que o programa foi desenvolvido para ser executado em dois anos e os professores podem iniciar assistindo qualquer um dos temas que já foram ao ar e a partir do seu primeiro acesso podem gerar o certificado de participação e acessar todas as lives realizadas. “Participar do programa de forma integral, assistindo todas as lives garantirá ao educador uma transformação no seu conhecimento e, os desafios propostos alinhados ao processo final de certificação com certeza irão gerar a ação necessária para que esse conhecimento contribua com a qualidade da educação de cada participante do ConexAção”, pondera.
“Nesses últimos dois anos vimos muitos educadores despertarem para a existência e a necessidade do uso dos recursos digitais na sala de aula, ou melhor, no processo de aprendizagem.
Se antes da pandemia a educação já estava defasada no processo de uso de recursos e metodologias educacionais, agora temos um problema ainda maior, pois esse despertar não aconteceu da mesma forma para todos os educadores e nem gerou resultados efetivos de mudança pedagógica”, pondera Maidi.
“Em muitas situações, a tecnologia passou a ser utilizada apenas como substituta do processo tradicional já realizado. Nesse formato, por exemplo, onde é utilizada apenas como um meio de transmissão de aulas tradicionais e centradas no professor ela não gera os resultados desejados e temos uma reprodução do processo tradicional das aulas com o apoio da tecnologia. Outras escolas e educadores souberam utilizar esse momento e redesenhar as suas práticas pedagógicas e aplicando a tecnologia de forma efetiva, dando um salto qualitativo e avançando o equivalente a pelo menos uns seis anos na caminhada de inovação educacional”, avalia a professora.
De acordo com Maidi, diante desse cenário há um desafio enorme para conectar todos os educadores que precisam com essas novas possibilidades, caso contrário o gap educacional entre instituições, escolas, professores e estudantes continuará aumentando. “Escolas e gestores que estão realmente focados na educação de qualidade não distinguem hoje formação continuada e uso de tecnologia, planejamento e uso da tecnologia, aula tradicional e aula com tecnologia. Ou seja, ela precisa estar presente, ela é um meio e não um fim”, conclui.
Confira a programação das próximas lives:
29/06: Google Classroom avançado
01/07: Criando trilhas de aprendizagem personalizadas com Google formulário
06/07: Atitude empreendedora e ensino remoto
08/07: Usando Khan Academy na matemática
13/07: Usando Khan Academy em ciências
20/07: Curadoria digital: como descobrir recursos digitais adequados para sua aula
27/07: Criando histórias em quadrinho0s e explorando o poder das narrativas no processo de aprendizagem
03/08: Como desenvolver a criatividade e o poder de síntese com o uso de mapas mentais
10/08: Proposição de projetos de aprendizagem para os estudantes em tempo de educação em rede
17/08: Usando aplicativos de realidade virtual e aumentada
24/08: Como usar o Google Meet e o Google Agenda no processo educacional
31/08: Organizando o trabalho a partir de agendas digitais
07/09: As 6 gerações e o contexto educacional: como somar diferenças e potencializar resultados
14/09: Impressão digital: como construir uma identidade digital que conecte com seus futuros
21/09: Riscos digitais: precisamos falar sobre isso
28/09: Google Classroom avançado: entendendo historicidade, gestão de sala de aula e interação com o Google Drive
05/10: Usando o celular para explorar recursos do Google Workspace Education – primeiros passos
12/10: Usando o celular para explorar recursos do Google Workspace Education em nível avançado
19/10: Programe-se ou seja programado – pensamento computacional e os analfabetos do futuro
26/10: Competências do século XXI para os professores
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!