Iniciativa pretende entregar um documentário longa-metragem e um espetáculo cênico teatral sobre a história e o legado deixado pelos imigrantes que colonizaram o Rio Grande do Sul
O movimento de valorização do legado deixado pela imigração italiana no Rio Grande do Sul se fortalece a cada dia – especialmente no que depender dos esforços do Comitê dos Italianos no Exterior do Estado (COMITES-RS). Atento às iniciativas que caminham em direção a esse propósito, o órgão se posiciona ao lado de uma importante proposta de resgate das origens oriundas da Itália: o projeto “A Chegada! 150 anos da Imigração Italiana no RS”.
O apoio institucional do COMITES-RS se dá no sentido de incentivar a busca por parceiros que contribuam para a realização do projeto. A ideia é retratar, em um documentário longa-metragem e um espetáculo teatral, a história dos imigrantes, desde sua partida do território europeu até o desembarque no Brasil. A produção pretende reunir arquivos históricos, em imagem, vídeo e documentos antigos, e explorar o desenvolvimento de diversos elementos ligados à cultura italiana no RS, como o ‘Talian’, a gastronomia, o repertório arquitetônico, o papel da família e da fé e tudo que envolve o patrimônio material e imaterial deixado pela imigração. Após a finalização da produção audiovisual, haverá exibição gratuita em teatros, cinemas e escolas públicas do Estado, bem como distribuição em arquivos históricos, bibliotecas e universidades gaúchas. O espetáculo teatral cênico está previsto para ser encenado nas cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Santa Maria, Erechim, Garibaldi, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Antônio Prado e Guaporé.
“Estamos sempre antenados aos movimentos que venham a contribuir e fortalecer nossas raízes italianas. Os 150 anos da imigração será um marco muito importante para a nossa cultura, por isso nada mais justo do que termos um registro a altura do que a data se propõe. Parabenizamos pela iniciativa e nos colocamos como parceiros para contribuir com o desenvolvimento do projeto”, destaca a presidente do COMITES-RS, Cristina Mioranza.
O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A proposta é conduzida pela CDI Inteligente, produtora cultural que, desde 2002, desenvolve projetos culturais incentivados, produzindo filmes, festivais e espetáculos cênicos. Neste ano, o projeto está em fase de captação dos recursos – por meio de cotas de patrocínio que podem ser aderidas por empresas interessadas em apoiar a iniciativa. Em 2024, será produzido o documentário em longa-metragem (com filmagens no Brasil e na Itália) e os ensaios para o espetáculo teatral, que integram o projeto. E, em maio de 2025, está previsto o lançamento durante as comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana.
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!