Estrategicamente alinhada com o movimento ‘Unidos por Bento’, do qual é signatária e participante de forma ativa, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) acompanha a normalização dos acessos ao roteiro, que sofreram avarias por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.
A intempérie ocasionou deslizamentos de terra e danificação de estruturas como pontes e rodovias, que obstruíram parcialmente as vias que levam ao Vale dos Vinhedos. “Houve uma atuação muito eficiente do ‘Unidos por Bento’ e do Poder Público na aceleração da desobstrução das vias e restauro dos acessos”, comenta o presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi. Acompanhando de perto o mapeamento das necessidades mais urgentes, ele lembra que o trabalho das máquinas iniciou com brevidade e eficiência. “Hoje, estamos muito próximos da normalidade no que diz respeito às condições de acesso ao Vale dos Vinhedos e seus empreendimentos”, conta.
Dentre os cerca de 90 estabelecimentos associados a Aprovale, não houve registros de avarias severas por causa do desastre climático. Os empreendimentos estão em funcionamento normal, operando com garantia de segurança, conforto e comodidade para receber o público. “Agora, estamos engajados nesse forte movimento de recuperação, que passa, também, pela retomada do turismo e fortalecimento de todo o trade”, aponta.
Melhorias estruturais
Concluídos os trabalhos emergenciais, a Aprovale vem articulando, agora, a realização de melhorias preventivas na região. Uma delas é a instalação de um sistema de tubulação para escoamento das águas em comunidades do 6 da Leopoldina. Há pontos como a Rua Maria Ozelame Longhi, nas proximidades do Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, que requerem a instalação de sistema de tubulação para captação e escoamento de águas, visando mitigar impactos à Via Trento, uma das principais vias do Vale dos Vinhedos, e principalmente garantir a segurança dos moradores daquela localidade. Outra solicitação, já quase completamente atendida, foi o desassoreamento de rios, de modo a mitigar pontos de alagamentos no Vale. “Estamos empenhados em promover restaurações e melhorias para todos que vivem no Vale dos Vinhedos, oferecendo maior segurança a moradores e empreendedores”, diz Zorzi.
Sobre o Unidos por Bento
O Unidos por Bento é um movimento que reúne cerca de 20 entidades representativas (Aearv, Agas, Aprovale, Ascon, Bento Convention, CDL-BG, Fundaparque, Movergs, OAB, SEGH, Sidmóveis, SIMMME, Simplavi, Sindibento, Sindilojas Regional Bento, Tacchini e Uvibra – capitaneadas pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves) que já arrecadou mais de R$ 12 milhões desde o início de maio. Esses recursos foram e estão sendo utilizados em mais de 30 frentes de trabalho, com ações de desobstrução de caminhos e acessos ao interior e de reconstrução de pontos logísticos, sobretudo no interior do município e conexões com cidades vizinhas. O movimento de captação de recursos continua ativo e contou com apoio do Sicredi, que dobrou cada doação realizada por CNPJ e CPF até o dia 30 de maio. Quem quiser doar pode participar de duas formas: por meio do envio de PIX para a chave financeiro@cicbg.com.br, ou por depósito, pelo Banco Sicredi, Ag: 0167 / Conta: 07006-2. Após a concussão dos trabalhos, haverá uma prestação de contas pública detalhando o emprego dos recursos.
Foto: Marcos Giordani
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!