Consolidada entre as dez maiores fabricantes nacionais de nutrição petfood e presente em todo o país, a Nutrire, vem trabalhando para, ao mesmo tempo, avançar nesse ranking e evoluir continuadamente nos atributos de excelência pelos quais seus produtos já são reconhecidos no mercado nacional e internacional. A marca, já reconhecida no Brasil e também maior exportadora brasileira do segmento, protagoniza investimentos igualmente impressionantes: está aplicando R$ 15 milhões em automação, eficiência produtiva e nova linha de empacotamento. As melhorias ocorrerão na Unidade de Garibaldi (RS) e devem ser implementadas a partir de janeiro de 2025. A Nutrire possui também uma unidade na cidade de Poços de Caldas (MG).
Na planta gaúcha, equipamentos com tecnologia canadense chegam para ampliar a qualidade e a acuracidade de processos, resultando em alta performance industrial (veja mais abaixo). Com a automatização e robotização, a Nutrire terá capacidade de envasar até 950 tons / dia, o que equivale a, aproximadamente, 32 carretas de 30 toneladas. “Com o incremento dessas novas tecnologias em nossas operações, temos a oportunidade de qualificar a equipe de profissionais por meio de treinamentos vinculados à modernização da Industria 4.0. A automação industrial já faz parte do conceito de inovação da empresa e, para continuarmos inovando, precisamos capacitar nossos colaboradores de modo que estejam preparados para o futuro”, explica Vagner Vidal, responsável pelo departamento de operações de ambas as unidades produtivas.
Os ganhos de produtividade não vêm só. O investimento na automatização resulta, também, em benefícios diretos para o meio ambiente, ampliando as práticas socioambientais pelas quais a empresa é reconhecida. O novo sistema reduzirá em cerca de 20% o consumo de filme strech, tipo de plástico utilizado na paletização dos volumes – ou seja, com significativa diminuição na geração de resíduos recicláveis. A tecnologia – conhecida como Grip Fix –, consiste na pulverização de uma cola biodegradável a base de água e amidos sobre as embalagens. Isso facilita a estruturação da paletização. “Os equipamentos automatizados são mais eficientes na utilização de recursos, permitindo consumir menos energia e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa associado a industrialização. O ganho de eficiência energética é fundamental para o compromisso sustentável”, explica o diretor Gérson Luis Simonaggio.
Esse cuidado até alinhado ao projeto Greenlike, desenvolvido pela Nutrire em 2021 para incentivar e unificar ações ambientais e sociais com o objetivo de atingir toda a cadeia de fornecimento da empresa, distribuidores, lojistas e consumidores para a conscientização social e ambiental. O selo estará presente em todas as ações de marketing e embalagens dos produtos lançados desde essa data.
Outros ganhos combinados gerados pelo investimento são a melhora na padronização, reduzindo a incidência de defeitos e, consequentemente, o consumo de embalagens para compensar perdas operacionais.
A Nutrire foi fundada em 2001, na cidade de Garibaldi (RS), onde está sediada, e possui, também, unidade em Poços de Caldas (MG). Focada em nutrição para pets, desenvolve soluções que garantem a cães e gatos os benefícios de uma alimentação de qualidade, desde o sabor até o fornecimento de nutrientes para garantir saúde e vitalidade aos animais. É detentora das marcas Monello, Birbo e Select, entre outras. Atualmente, emprega mais de 420 colaboradores em suas duas plantas produtivas.
Tecnologia canadense na Nutrire
Os equipamentos que a Nutrire está adquirindo para agregar alto desempenho industrial ao seu parque produtivo trazem tecnologia de ponta ao processo. Os maquinários são Premier Tech, empresa canadense que completou 100 anos de fundação recentemente. Com qualidade reconhecida mundialmente no segmento de Pet Food, é responsável por mais de 60 linhas de ensacamento e paletização distribuídas pelo mundo. Os equipamentos adquiridos pela Nutrira são duas linhas de ensaque OML 1140 contando com 3 robôs paletizadores. A OML 1140 é uma máquina projetada pelo Canadá, com fabricação 100% brasileira baseada em Jundiaí – SP, onde conta com uma estrutura completa para atendimento ao cliente, vendas de peças e serviços e atendimento 24/7 em caso de paradas não programadas.
Foto: Thaís Tomasi
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!