Movimento das Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem de todo Brasil ocorre no próximo dia 25 de maio e é forma de protesto pelo baixo retorno dos tributos no país
A alta carga tributária sobre produtos e serviços, associada ao baixo retorno dos impostos para a sociedade, desperta um movimento anual que tem se consolidado edição após edição. O ‘Dia Livre de Impostos’ (DLI) visa conscientizar a população e sensibilizar autoridades acerca da necessidade de reformas estruturais no modelo fiscal brasileiro. A mobilização é realizada pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem de todo Brasil que compõe o sistema CNDL e, em 2023, chega à 17ª edição no próximo dia 25 de maio.
Em Bento Gonçalves, a CDL Jovem articula a divulgação do movimento nos canais digitais para dar visibilidade à causa e atrair a atenção tanto dos lojistas quanto dos consumidores – afinal, é um assunto que impacta diretamente a vida de todos. “Precisamos entender que a luta travada pelo DLI não se dá em uma utopia que visa a acabar com a cobrança de impostos, mas sim gerar um movimento de conscientização coletiva que alerte a população sobre o pouco retorno dos impostos em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, infraestrutura, transporte e segurança. Somos um dos países que mais arrecada impostos e menos reverte, proporcionalmente, à sociedade”, destaca a coordenadora da CDL Jovem de Bento Gonçalves, Jucieli Peccin.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), no Brasil se trabalha cinco meses e dois dias somente para pagar tributos. Daí a importância do DLI. Para esse ano, a organização nacional do movimento espera aumentar em 30% o número de lojas participantes (estabelecimentos que se dispõe a ofertar produtos sem tributação, chegando à descontos de até 70%). Atualmente, o Brasil é o 14º país do mundo que mais arrecada impostos, entre 30 países avaliados. No entanto, ocupa o último lugar quando o assunto é retorno em benefícios para a população.
Os interessados em participar da iniciativa, enquanto lojistas, podem cadastrar seus estabelecimentos no site www.dialivredeimpostos.com.br – assim, será possível ter acesso ao Painel do Lojista, onde estão todas as peças e orientações para divulgação do DLI, bem como dicas para obter um bom resultado durante a ação. Aos consumidores, nesse mesmo site, ficam disponíveis todas as lojas participantes.
DLI alerta sobre retornos provenientes dos impostos
Crédito: Exata Comunicação, Silvestre Santos
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!