As casas históricas e centenárias da linha São Pedro são tema do concurso cultural que teve período de inscrição ampliado até dia 26 de fevereiro de 2021. A ação é promovida pela Associação Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves, que fará uma exposição fotográfica na abertura de sua sede, junto a histórica Casa Merlin, prevista ainda para o primeiro trimestre deste ano.
No período de apogeu da Linha Palmeiro, as casas eram grandes e expressavam a prosperidade da família que, normalmente, era numerosa.
As casas imponentes que hoje atraem visitantes de todo o Brasil, são resultado de esforços conjuntos: dos imigrantes que às construíram e mais recentemente, dos descendentes e da comunidade de São Pedro. No final da década de 80, iniciou-se um trabalho de restauração dos casarões que resistiram à passagem do tempo, não só com intuito de transformar o local em atração turística, mas também como um resgate do patrimônio histórico e cultural.
Os passeios nas casas são uma viagem no tempo, sendo que algumas foram construídas em 1880. É o caso da Família Strapazzon, que hoje disponibiliza a casa de 140 anos para visitação e espaço de degustação de vinhos. Um dos marcos na história dos Caminhos de Pedra foi a utilização da casa transformada em cantina, como cenário para filmagens do filme “O Quatrilho”, lançado em 1995.
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!