Tendo no horizonte que a expectativa de vida da população gaúcha apontou para um acréscimo de cinco anos de vida de 2000 a 2015, onde passamos de 72 anos para mais de 77 anos, faz-se necessária a construção de uma política pública municipal que responda a diversidade desta população, seja por questões etárias, de gênero, de moradia, de trabalho, de saúde, de segurança, de assistência e histórias de vida.
Nesta perspectiva, na tarde desta quinta-feira (04), ocorreu na Fundação Casa das Artes o lançamento da Cartilha do Idoso “Informar é Proteger”. Este primeiro volume traz como temas os tipos de violências e golpes praticados contra pessoas idosas.
Na ocasião, a presidente do Conselho Municipal do Idoso (COMUI), Maria das Graças Lorenzini, salientou sobre a necessidade da população idosa ter ferramentas para se proteger de golpes e de situações de violência: “a nossa preocupação de confeccionar esta cartilha foi em virtude de receber muitas denúncias de violência e maus tratos contra os idosos. Conjuntamente, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Saúde organizaram um grupo técnico intersetorial para desenvolver ações relacionadas ao enfrentamento às violências contra as pessoas idosas. Como eles não tem acesso a muitas informações, percebemos a necessidade de esclarecer aos idosos e famílias sobre os seus direitos e que existe uma lei que os protege. Em uma das reuniões o Comitê surgiu, assim como a ideia de elaborar cartilhas, sendo que a primeira recebeu o título ‘Informar é proteger’. Quanto mais a pessoa sabe, mais ela se protege”.
A Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fioro, falou sobre as ações realizadas para os idosos no Município. “Esta cartilha é de extrema importância para a pessoa idosa, sendo o município referência em ações de atenção e cuidado. Temos muitos exemplos favoráveis, como o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS do Governo Federal, que dá isenções fiscais a instituições hospitalares filantrópicas que desenvolvem trabalhos de relevância para a saúde da população brasileira. Uma das instituições contempladas pelo PROADI SUS foi o Hospital Israelita Albert Einstein que desenvolveu um cronograma de ações e Bento Gonçalves foi selecionada a participar do Projeto de Atenção à Saúde do Idoso. No Rio Grande do Sul, nos municípios acima de 100 mil de habitantes, o primeiro lugar de qualidade de serviço de saúde é Bento Gonçalves. Em função disso, desse reconhecimento, o município é uma referência no Projeto de Atenção a Saúde do Idoso não só para a nossa região, mas para outras regiões do Estado. Para a elaboração do projeto foi montada uma comissão e junto com o Hospital e o Ministério da Saúde – Política do Idoso – se fez uma monitoria, um tutorial. Esse projeto foi finalizado junto ao Hospital e quando íamos fazer a implementação veio a pandemia. Tivemos que dar uma segurada neste processo. Agora, estamos retomando. Nossa equipe foi convida para apresentar para outros municípios da região a política de atenção ao idoso elaborada. São ações como essas que nos fazem crer que estamos no caminho certo”.
O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, ressaltou que a cartilha é essencial para assegurar os direitos da pessoa idosa: “hoje estamos dando um passo ainda maior do a gente faz como Secretaria no dia a dia. O enfretamento à violência é uma pauta diária, mas devemos também atuar na prevenção. Quando a gente previne, possivelmente no futuro, não precisaremos enfrentar essa realidade. O nosso papel é ajudar a pessoa idosa a ter uma qualidade de vida melhor e para isso, é preciso disseminar informações. A cartilha vem trazer isso: alertar de alguns males que prejudicam o direito dos idosos”.
A promotora Lisiane Messerschmidt Rubin ressaltou sobre a ação: “vejo que o Comitê Municipal de Atenção à Pessoa Idosa está andando a passos largos e assim colocamos em prática as garantias e os direitos assegurados pela Estatuto do Idoso. Eu parabenizo a construção deste importante instrumento, que servirá para a proteção dos idosos. Ela será importante para a orientação, conhecimento e educação da população”.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira evidenciou que “o Comitê está sendo pró-ativo em relação às melhorias das políticas públicas da pessoa idosa. Eu acompanho a alguns anos o assunto, e mesmo tendo conquistas, precisamos avançar no dia a dia. Sabemos pelas estatísticas que nos próximos 20 anos a população idosa vai dobrar e consequentemente, precisamos estar preparados nas diversas áreas da esfera pública. E para isso precisamos ter e oferecer qualidade de vida para todos. Parabenizo o Comitê pela elaboração da Cartilha do Idoso e por fazer a política pública para o idoso ser mais forte e eficaz”.
Após, a delegada Deise Salton Brancher e os Inspetores de polícia, Vinicius Bello Varone e Antônio João Chaves Tusi Júnior conversaram com os presentes no evento sobre “Os crimes contra Idosos: Violências e Golpes”.
Cartilha do Idoso Informar é Proteger
O volume um da Cartilha do Idoso, intitulada “Informar é proteger”, estará disponível em todas as Unidades de Saúde, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS) e Conselho Municipal do Idoso. Nela, há informações sobre violências, abusos físicos, psicológicos, sexuais e financeiro, além de informar o que é abandono, negligência e autonegligência.
Ainda, a cartilha traz os tipos de golpes que estão sendo cometidos contra os idosos como: troca de cartão e saidinha de banco, bilhete premiado, carro de sobrinho/parente, WhatsApp, boleto falso, falso sequestro, cartão de crédito clonado e do motoboy, troca de fotos íntimas, book fotográfico, processo judicial.
Os telefones para quem quiser denunciar violência contra a pessoa idosa são: Delegacia de Polícia (197), Brigada Militar (190) e Direitos Humanos (100).
A Cartilha do Idoso’ Informar é Proteger” é uma realização do Comitê Municipal de Atenção à Pessoa Idosa e conta com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal do Idoso (COMUI).
Para mais informações sobre a Cartilha do Idoso entre em contato com a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde ou Conselho Municipal do Idoso.
Fotos: Emanuele NicolaJose Martim Estefanon
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!