O investimento numa saúde pública de qualidade, com profissionais altamente capacitados e equipados, é um dos objetivos do Governo Municipal. Com essa premissa, e pensando em oferecer um atendimento ainda mais ágil e qualificado, neste mês o SAMU do município passou a contar com uma viatura intermediária de atendimento, resultando num suporte a mais nas ocorrências diárias envolvendo acidentes. No sistema intermediário a viatura conta com equipamentos médicos e três socorristas, sendo um enfermeiro. A equipe do SAMU conta atualmente com 10 técnicos, 8 enfermeiros, 13 médicos e 14 condutores.
A Coordenadora do SAMU, Melissa Bonato, explicou sobre as vantagens oferecidas com a viatura intermediária. “Destinada ao atendimento dos pacientes críticos na ausência do Suporte Avançado de Vida, a intermediária busca associar as competências profissionais às necessidades dos pacientes de maior complexidade, permitindo a realização de práticas avançadas e medicações, sob orientação da Central de Regulação das Urgências (CRU), pois conta com enfermeiro que é capacitado para fazer uma avaliação mais criteriosa da vítima, além de procedimentos invasivos que o técnico não pode fazer”.
A Coordenadora destaca ainda que “o suporte intermediário de vida visa suprir o vazio assistencial que existe entre os serviços básico e avançado, oferecendo maior resposta aos pacientes críticos. A viatura tem mais medicações e materiais complexos do que a básica, dando a possibilidade para procedimentos mais invasivos”.
A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, destaca sobre a nova modalidade de atendimento do SAMU.“A gente qualifica ainda mais o nosso serviço de atendimento de urgência e emergência. Bento já foi pioneiro quando instalou a regulação remota do SAMU, o que reduziu o tempo resposta de atendimento no município, e agora estamos mais uma vez inovando com a equipe intermediária dando mais uma possibilidade de atendimento para as pessoas que precisam nas ocorrências que têm necessidade”.
O reconhecimento do suporte intermediário de vida
Em fevereiro saiu a resolução 688/2022 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), reconhecendo o suporte intermediário de vida do SAMU, e possibilitando que os municípios de todo o país tenham essa possibilidade de atendimento. Bento Gonçalves é o primeiro município do Estado a oferecer essa modalidade e entre os primeiros do país.
Imagem: novidá
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!