Bento Gonçalves é uma cidade que se destaca pela veia empreendedora de seus cidadãos, que ano a ano tem investido cada vez mais em negócios próprios. A Sala do Empreendedor tem desenvolvido um trabalho diferenciado junto ao jovem empresário, que tem buscado o espaço para tirar dúvidas e abrir sua empresa. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no primeiro semestre deste ano foram abertas 796 novas empresas na cidade, representando um aumento de 42,65%, quando comparado ao primeiro semestre de 2020, que teve 558 empresas criadas.
Esse saldo positivo de mais de 230 empresas é celebrado pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani. “Tivemos um saldo positivo de empresas inscritas no município. É uma cidade voltada para o empreendedorismo, e o fato de ter esse número de inscrições quer dizer que cada vez mais as pessoas procuram se formalizar justamente para realizar suas atividades de forma correta, e isso é muito bom para o município”.
Um dos pontos destacados por Milena é justamente o fato de microempreendedores expandirem seus negócios em menos de um ano, transformando MEIs em empresas maiores.“As pessoas abrem o MEI e normalmente em menos de um ano se transformam em microempresas. A questão é que o micro empreendedor tem que ter um faturamento máximo de R$ 81 mil ao ano, portanto esses empreendedores crescem e passam desse faturamento anual, se transformando em outras empresas com faturamento maior, e naturalmente expandindo seus negócios”.
Autoatendimento
Ainda no segundo semestre deste ano a Sala do Empreendedor contará com uma novidade. Pensando em orientar de forma prática o microempreendedor que vai até o espaço para buscar informações, será instalado computadores, que estarão disponíveis para uso exclusivo do cidadão que for até o espaço e necessitar realizar o cadastro.
“A ideia é que no segundo semestre o sistema com autoatendimento passe a funcionar. Esse é um dos projetos futuros na Secretaria. A pessoa será orientada por um dos funcionários desde o início do atendimento. Vamos sentar ao lado da pessoa para auxiliar e ensinar. Isso é autonomia, e ela não irá embora sem ter resolvido o problema. Queremos estimular as pessoas para aprenderem e terem a independência delas”, destaca.
A Coordenadora da Sala do Empreendedor, Vitória Ariane Ferreira Lopes, comentou sobre a importância do atendimento na Sala do Empreendedor.“O atendimento hoje na Secretaria de Desenvolvimento Econômico é muito importante pois a regularização das empresas só irá beneficiá-los como empreendedores, que poderão emitir notas fiscais, terão benefícios previdenciários, acesso a créditos especiais e dentre outros estarão regulares no município, podendo trabalhar e gerar um meio alternativo de renda”.
Bairros com maior número de novas empresas
Baseado na quantidade de novas empresas é apresentado também à quantidade de novos empreendimentos abertos nos últimos doze meses, de acordo com o bairro no qual a empresa está localizada.
Centro: representa 23,50% das empresas criadas
São Roque: 13,17%
Cidade Alta: 12,29%
Progresso: 8,51%
Borgo: 7,71%
Santa Helena: 7,47%
Humaitá: 7,15%
São Francisco: 6,83%
Botafogo: 6,67%
Universitário: 6,67%
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!