Município teve saldo de 224 vagas no mês, estabelecendo a segunda maior marca do ano
Encerrando o primeiro semestre de 2022, Bento Gonçalves ficou com o segundo melhor saldo de empregos do ano (+224) e posicionou o município entre os 10 maiores geradores de postos de trabalho no Rio Grande do Sul (9º lugar).
Quem teve papel decisivo nesses expressivos números foi a indústria, como mostra o novo boletim do Observatório da Economia, do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). Em junho, o segmento se recuperou dos quatro meses consecutivos de saldo negativos, registrados desde fevereiro, e voltou a apresentar desempenho positivo. O setor secundário foi responsável pela criação de 122 vagas, com as maiores contribuições vindas dos setores de borracha e plástico (+30), máquinas e equipamentos (+19), impressão e reprodução de gravações (+17) e bebidas (+14).
Serviços, segmento com a melhor performance em Bento Gonçalves no acumulado do ano (+625), voltou a se destacar e auxiliou com a geração de 78 postos de trabalho. A área da construção civil somou outras 27 vagas após registrar saldo negativo em maio (-3). No comércio ocorreu o contrário. Se em maio o segmento fora responsável pela criação de 70 oportunidades, em junho registrou queda e encerrou o mês com saldo de -3. “As atividades dentro dos setores que mais se destacaram positivamente em junho foram fabricação de borracha e plástico, atenção à saúde humana e fabricação de máquinas e equipamentos; os destaques negativos foram para serviços para edifícios e atividades paisagísticas e fabricação de móveis”, destaca o autor do boletim, Fabiano Larentis.
Mais de mil vagas criadas no semestre
O saldo de 224 registrado em junho só ficou abaixo, no ano, para a marca estabelecida em janeiro, quando o município criou 597 vagas. Os números de junho ajudaram a cidade a gerar, no primeiro semestre deste ano, 1.092 postos de trabalho. Assim, Bento Gonçalves foi o 14º município que mais gerou oportunidades no Estado no período.
Com essa performance, a cidade voltou a bater o recorde no número de empregos formais, totalizando 48.193 postos com carteira assinada. Até então, a maior marca da série havia sido registrada em maio (47.973).
Foto: Indústria ajudou a cravar saldo positivo na geração de empregos
Crédito: Freepik
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!