No último final de semana, o Dia das Mães foi celebrado de forma diferente por, pelo menos 19 mães que foram resgatadas de áreas de risco e que, junto de outras dezenas de pessoas, estão abrigadas no Salão da Comunidade de Faria Lemos. O Gabinete da Primeira-dama, em conjunto com a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), e também o grupo Voz Azul BG (composto por famílias de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista- TEA), realizou no último sábado (11), uma tarde especial com ações alusivas ao Dia das Mães, que foi celebrado neste domingo (12).
Ao longo da tarde foi organizado um coquetel, roda de conversas e também um espaço para embelezamento, com maquiadoras voluntárias realizando maquiagens e serviço de manicure para as mulheres presentes. Além disso, durante todo o fim de semana vários voluntários realizaram ações especiais para as mães que se encontram no salão.
Dona Neives Terezinha Comiotto Marin, moradora da localidade Passo Velho, em Tuiuty, é mãe de um rapaz, e está entre as resgatadas. Ela não escondeu a emoção ao comentar sobre o resgate e também o Dia das Mães diferente no abrigo. “Eu me recordo quando eu e meu filho fomos avisados que era para sairmos de casa. Foi um momento difícil, mas posso dizer que aqui está bom pra gente, estamos sendo bem atendidos, fizemos amizades, e o que precisamos nós temos. Muito bonita também toda essa atividade do Dia das Mães”.
Juraci Fedrigo é moradora da Linha Alcântara, e assim como dona Neives também foi resgatada em função de sua residência estar numa área de risco. “O atendimento aqui é nota um milhão, todo mundo muito solidário com a gente. Cada pouco vem alguém pedir se estamos bem. Recebemos mimos de todo mundo. Todo mundo está sendo muito bacana, agora com a preparação do Dia das Mães. Tá tudo ótimo. Agora é o momento de termos esperança, amor e fé”, emociona.
Dona Terezinha de Paula, moradora da Comunidade Km 2, é mãe de dez filhos, e pela primeira vez na vida ganhou um serviço de manicure. “Estou muito feliz de estar aqui com meus amigos. Digo para que todas as mães se sintam bem, acolhidas e fortes. É um momento de união e resiliência. Pra mim está sendo bem emocionante estar tendo esse dia especial”.
Maria do Carmo Frasão Lipkemeyer está no abrigo acompanhada de sua mãe, pai e filha. “Nós fomos muito bem acolhidos, tanto na chegada, que precisamos de atendimento médico, quanto nos dias que seguiram. Aqui temos tudo, roupa, comida e medicação. Tudo que precisa. Neste momento basta estarmos vivos e juntos”.
A maquiadora voluntária Rejane Godoy esteve participando da atividade e comenta que “esse é um momento especial para as mulheres e mães, fazendo maquiagem e unhas para todas, o que nos emociona muito”.
A Extensionista social da Emater Luciana Marion Fagundes participou da roda de conversa incentivando a importância da mulher para a sociedade. “É importante reforçarmos sobre a relevância da mulher no meio rural, e eu trouxe essas questões no encontro, dialogando, declamando poesias, deixando o ambiente leve e convidativo. Nós da Emater sempre procuramos incentivar as ações de reconhecimento da mulher através de ações de cunho social, e esse foi mais um exemplo disso”.
A Primeira-dama Cláudia Remus destaca que “a união faz a diferença e hoje, uma vez mais essas palavras têm feito a diferença. Tivemos um dia realmente muito bonito, repleto de ações para essas mulheres tão fortes e vencedoras. A roda de conversa mostrou isso, com cada uma externando sobre suas fortalezas”.
Ao final da atividade as mulheres receberam, cada uma, um kit pessoal com maquiagem e produtos de embelezamento. Os produtos foram confeccionados e organizados pelo Grupo Voz Azul. A ação contou com a parceria de empresas parceiras.
Foto: Rodrigo de Marco
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!