O projeto será lançado na terça-feira, dia 23, com o objetivo de tornar a Serra Gaúcha referência nacional em identidade e sustentabilidade
O projeto Feito na Serra Gaúcha é voltado a ateliers, indústrias de confecções, tricô, acessórios, calçados e design (móveis e objetos) e tem por objetivo buscar a criação de uma marca que torne a Serra Gaúcha referência nacional em identidade e sustentabilidade a nível Nacional. A Gestora de Projetos de Moda da Serra Gaúcha do Sebrae RS, Fabiana Zin, afirma que será criada a coleção “Feito na Serra Gaúcha” e, a partir dos produtos, serão identificadas estratégias de ampliação de mercado a estas empresas, repercutindo na visibilidade do setor e da região como um todo. Inicialmente, são 15 vagas disponíveis.
Os organizadores destacam que nesse momento histórico em que vivemos, o mais importante é continuar a acreditar em nossos negócios, estabelecendo assim a partir de novos aprendizados, fortalecer nossas marcas, gerar empregos e seguirmos em frente. Um produto é mais que um pedaço de material, ele está impregnado de carinho, esperança e muito trabalho. Na atual circunstância não é apenas o preço que determina seu sucesso, é preciso ter propósito, encantamento e sustentabilidade. Aqui na Serra Gaúcha, somos privilegiados com uma natureza exuberante, com as tradições dos antepassados e com uma visão moderna de fazer negócios, pois moda é negócio.
Buscando preparar as empresas para apropriar-se do nosso entorno, de nossas histórias e do nosso design, foi criada essa parceria por iniciativa do Sebrae RS entre as entidades que promovem a indústria de moda da Serra Gaúcha como Polo de Moda, Sindivest e Fitemasul, como forma de fortalecer a cadeia da moda na Região. O projeto ainda conta com o patrocínio do Sicredi Pioneira.
O Feito na Serra Gaúcha será desenvolvido em três fases, de maio até dezembro de 2021. As etapas acontecerão de forma simultânea e abrangem: a parte da contextualização com a Beth Venzon, produto com Walter Rodrigues, que irá contribuir para que a empresa crie seus produtos baseados na contextualização, e a comunicação que será com Tatiane Alves.
Cada empresa receberá de forma online os conteúdos e atendimentos. No final, está previsto um evento de lançamento em nível nacional, com um showroom online para expansão de mercado e haverá aproximação das marcas sustentáveis através de lojas, eventos, e-commerces e feiras.
Confira quem são os convidados:
Walter Rodrigues: Estilista brasileiro, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, curador do Projeto Design Vision criado em parceria com o Instituto Focus e que trabalha práticas sustentáveis com alunos das universidades de moda brasileiras.
Bernardete Venzon: Estudiosa em moda, cultura e identidade. Professora na Universidade de Caxias do Sul (UCS) na área de história e cultura de moda desde 1992. É consultora de moda, aproximando conceitos de moda, arte, educação e design, organizando a cadeia de informações e elaborando o DNA das empresas e os conceitos dos produtos.
Tatiane Alves: Pesquisadora de comportamento e consumo. Sócia da @compassing_projetoscomdesign, tem 15 anos de atuação como consultora no mercado de moda com experiência em jornadas criativas no varejo e indústria. Curadora do Festival Mescla com palestras online. Sócia da marca Estúdio Sim e parceira da loja Dinarte.50 é Pós-graduada em Moda, Consumo e Comunicação pela PUC/RS.
Projeto Feito na Serra Gaúcha
Lançamento: 23/03/2021 (terça-feira), 19h30
Link de acesso às inscrições: https://www.sympla.com.br/
Acesso ao evento: zoom.us ID.: 8347183551, senha: serra
Público alvo: ateliers, indústrias de confecções, tricô, acessórios, calçados e design (móveis e objetos)
Contato para informações: Fabiana Zin (54) 99945-0577
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