A experiência de quem elabora vinhos há mais de 110 anos é novamente retratada em um documentário. Desta vez, a Família Salton convida a uma jornada que eterniza em vídeo a evolução dos processos de viticultura da marca, responsável por entregar espumantes e vinhos premiados ao redor do mundo e consagrada ainda como a vinícola mais antiga do país em atividade.
Com lançamento previsto para abril, Família Salton: excelência como destino – Terroir se torna um registro importante que introduz ao público não só os bastidores dos processos técnicos que garantem a qualidade dos rótulos da vinícola, mas vai além ao apresentar a narrativa contada também pela voz dos viticultores, que dividem o protagonismo da história junto aos profissionais técnicos da Salton. Atualmente, são cerca de 350 famílias produtoras de uva parceiras da Salton, e que têm seu trabalho retratado neste documentário.
A obra é produzida pela Vagão Filmes e dá continuidade à história contada no primeiro documentário, lançado em agosto do ano passado, quando a Salton celebrou o marco dos 110 anos. Na ocasião, Família Salton: um legado como destino teve a importante missão de unir relatos de quem participou da trajetória centenária da marca. Desta vez, o Família Salton: excelência como destino – Terroir apresenta o desenvolvimento técnico das duas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul, que são a Serra e a Campanha.
Além disso, o filme mostra na prática os impactos econômico, social e produtivo do programa Terroir Salton, que investe em pesquisa e manejo agrícola em cerca de 60 famílias de produtores de uva em todo o Estado. “Ao longo destes anos todos, se estabeleceram vínculos com os produtores, com todas as gerações deles. Eles têm a visão de quem lida diretamente com a terra, e ao trazer essa visão para nós, chegamos a determinados produtores que saem da curva. É uma troca muito válida e sustentável para a cadeia como um todo”, define o enólogo e diretor técnico, Gregório Salton.
O enredo revela ainda importantes descobertas que o comprometimento com a viticultura oferece à Salton, desde a percepção ao olhar e investir no mercado de espumantes, no começo dos anos 2000, até o desenvolvimento técnico que tornou possível expressar, através de seus rótulos, a qualidade e as características das uvas de cada região. Sustentado por pesquisas científicas, o cultivo próprio, na Campanha Gaúcha, reforça ainda o compromisso da Salton com o futuro da viticultura, através da aplicação de técnicas sob medida para as condições específicas de cada vinhedo.
“Todo nosso acompanhamento, na verdade, é para trazer esse desenvolvimento para o produtor rural e, por meio de novas tecnologias, tornar seu vinhedo mais sustentável para que ele possa investir e produzir com mais qualidade” afirma Maurício Copat, responsável técnico de viticultura da Família Salton. O documentário estreia dia 3 de abril, às 21h30min, com exibição no canal de Tv à cabo Travel Box Brasil.
O documentário
O que é: documentário Família Salton: excelência como destino – Terroir
Duração: 40 minutos
Produção: Vagão Filmes/Bento Gonçalves
Onde acompanhar: estreia no dia 3 de abril, às 21h30min, com exibição no canal de Tv à cabo Travel Box Brasil. Após, estará disponível no canal do YouTube da Salton.
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!