O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), fez visitas técnicas a cidades do Rio Grande do Sul entre os dias 08 e 11 de março. O objetivo foi desenvolver condições para estruturar polos produtivos no estado e incluí-los na Estratégia Rotas da Integração Nacional.
Com a presença do diretor de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Francisco Soares, a programação incluiu visitas à 45ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), no município de Novo Hamburgo; reuniões com produtores e visitas em locais de produção de erva mate, queijo, avicultura de corte e sistema de integração. Além disso, houve interlocução com a Universidade Federal de Santa Maria.
“O segmento de couro e calçados é um dos mais importantes na geração de emprego e renda. Com polos espalhados por todo o País, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, gera centenas de milhares de postos de trabalho de forma direta e indireta. O Brasil é hoje o quarto maior produtor mundial de calçados e possui o maior rebanho desfrutável do planeta, modernas indústrias e curtumes, apoiados por uma eficiente e inovadora cadeia de fornecedores”, observou Soares.
Para o diretor, o Brasil vive um momento de grande aquecimento na economia desse segmento. “Os curtumes e fábricas da cadeia produtiva estão tomados de pedidos, muitos de antigos compradores internacionais, que retornaram ao País em função das incertezas do fornecimento asiático, mas muito também pela confiabilidade do produto brasileiro”, completou.
Na Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul, foi realizada uma reunião com representantes de produtores locais e empreendedores de agroindústrias. Nessa quinta-feira (10), a programação contou com agenda na Prefeitura Municipal de São José dos Ausentes e visitas em locais de produção de queijo serrano, mel e carne frescal. Já no último dia de evento, foi realizado outro encontro com produtores locais de frutas e empreendedores de agroindústrias.
O estado do Rio Grande do Sul já conta com um Polo das Rotas do Cordeiro, do Mel e do Leite.
Regulamentação da Estratégia Rotas de Integração Nacional
No dia 8 de fevereiro, o Ministério do Desenvolvimento Regional publicou uma portaria que regulamenta a Estratégia Rotas de Integração Nacional e estipula medidas para a avaliação, acompanhamento e criação de Rotas, além de instituir um comitê que analisará os resultados alcançados.
O principal objetivo traçado para a Estratégia é promover a coordenação de ações entre o MDR, as demais esferas públicas e o setor privado, por meio de parcerias com foco na integração de arranjos produtivos locais (APLs) que possibilitem o crescimento socioeconômico sustentável.
A portaria também detalha as etapas e requisitos necessários ao reconhecimento de uma rota. Os interessados poderão manifestar interesse em constituir uma rota conforme os critérios estabelecidos na portaria. Após o reconhecimento, o MDR atuará de forma articulada para promover o potencial das cadeias produtivas.
Foram estipulados, ainda, objetivos a serem alcançados a partir do reconhecimento de um novo polo. Para que a unidade alcance esse status, serão levados em conta a manifestação de interesse de conjuntos de produtores, a existência de organização social da atividade produtiva, o potencial de inovação, a representatividade da cadeia no âmbito regional, o potencial de encadeamento produtivo, a convergência de ações para o sucesso do polo e o interesse na produção de produtos seguros.
Rotas de Integração
As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Atualmente, o MDR apoia 11 rotas em todas as regiões do País: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, do Peixe, da Tecnologia da Informação e Comunicação e da Moda.
As ações já alcançam 50 unidades espalhadas por todas as regiões brasileiras e englobam produtores de mais de 600 cidades. Desde 2019, o MDR já investiu mais de R$ 45,5 milhões nas rotas.
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