Largo da Cruzinha, Santuário Santo Antônio, Prefeitura Municipal, Cinema Ponticelli, Clube Aliança, entre outras edificações, compõem a parte central histórica de Bento Gonçalves. Por meio deste cenário, o município vivenciou e vivencia um universo pulsante de transformações onde expressa-se, nos dias atuais, um diálogo entre o passado e o presente.
E é por meio destas evidências, pelas quais parte da população passa todos os dias, que o projeto Reviva Bento traz: um roteiro histórico pela área central da cidade. A escolha se deu em função da riqueza do que foi construído e desconstruído nesse espaço ao longo dos anos, refletindo cada período histórico. E para melhor representar o objetivo do projeto, foi confeccionado um mapa físico e virtual.
De acordo com a proponente do projeto, Luiza Ambrosi, “a própria cidade se põe como ferramenta pedagógica, que trabalhada a partir do mapa permite a observação dos pontos e sua difusão como patrimônio, fomentando a cultura e turismo local”.
O mapa foi produzido a partir da pesquisa histórica dos pontos. Sua produção buscou uma metodologia intuitiva, contando com QrCode que dá acesso a um mapa online, disponível tanto para dispositivos móveis, quanto para desktop. Também, como recurso de acessibilidade, foi produzida a audiodescrição de cada ponto, disposta por meio de playlist presente no site. A equipe contou com o historiador Igor Nichetti dos Santos e os museólogos Luiza Ambrosi Rodrigues e Nicholas Braz Aguirre.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/Projeto Reviva Bento
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!