São Paulo, outubro de 2021 – Estão abertas, até o dia 24 de outubro, as inscrições para a Maratona Cactus 2021. Com apoio do Arco Instituto, braço social da Arco Educação, a organização – que atua por meio da educação para criar uma cultura de protagonismo – fará uma jornada de aprendizado por meio de desafios matemáticos, com o objetivo de despertar o senso de protagonismo e o engajamento de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino público de todo o Brasil.
“A experiência da Cactus mostra que tem muita criança precisando apenas de um empurrãozinho. Nós oferecemos oportunidades para que esses alunos subam mais um degrau da sua jornada de sucesso. Fazemos isso com o máximo de empatia, para engajar e abrir oportunidades para esses estudantes. A maratona é sua primeira oportunidade. E melhor, uma jornada divertida, cativante e engajadora”, explica Jefferson Vianna, presidente da Cactus.
Para participar, o professor ou responsável deve inscrever a escola pelo site https://associacaocactus.com.br/maratona-cactus/. No portal também é possível acessar o edital com todas as regras. A Maratona é composta por três fases que terão caráter eliminatório, sendo o desempenho na 3ª fase o critério de premiação final e a 2ª fase o critério de desempate. Os alunos do 6º e 7º ano irão competir pelo Nível 1 e os alunos do 8º e 9º ano pelo Nível 2. Os grupos que participarem e concluírem a Fase 3 serão premiados com medalha de Ouro, Prata, Bronze ou Menção Honrosa, de acordo com o seu desempenho. O anúncio dos vencedores está previsto para acontecer na segunda semana de dezembro.
“O trabalho desenvolvido pela Cactus está alinhado ao propósito do Arco Instituto de ‘empoderar jovens a irem além do que imaginavam ser possível, por meio da educação’. Acompanhamos de perto o trabalho desenvolvido por eles e estamos muito felizes de apoiar a Maratona Cactus. Temos certeza de que o projeto terá grande impacto positivo na vida dos estudantes que participarem”, afirma Juliana Gregory, diretora de Impacto na Arco Educação.
A Maratona Cactus conta também com o apoio de Doar Futuro, Nova Escola, Ensina Brasil, CEU e Sistema Positivo de Ensino.
A gestora municipal Edneide Moura comenta a experiência do ano passado: “as escolas de Pereiro, no Ceará, participaram da 1ª Edição da Maratona Cactus de Matemática, em 2020. Entendo a maratona como uma grande oportunidade para desenvolver as habilidades do nosso alunado junto ao componente da Matemática, e o mais fantástico de tudo isso é vê-los protagonizando seus enredos estudantis, superando desafios e instigando-os, uns aos outros, num clima de aprendizagem dinâmica e assistida por um Professor-Mentor rumo ao alcance de seus objetivos”.
“Durante a pandemia foi muito difícil acompanhar a aprendizagem dos meus estudantes e estimulá-los a estudarem, ainda mais se tratando de uma escola rural. A Maratona Cactus nos deu a oportunidade de desenvolver com os estudantes competências básicas como pensamento crítico e criativo, comunicação e argumentação, a autonomia e autogestão e trabalho cooperativo, além das habilidades da BNCC. Na premiação da medalha de ouro em nossa escola, os responsáveis relataram o quanto a maratona havia estimulado o estudo e a autonomia das crianças e o impacto positivo no estímulo de suas potencialidades”, relata o professor João Pedro Meireles Cardoso, da Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro, de Petrolina (PE).
A aluna Naila Fontenelle, da Escola Cosme Rodrigues de Souza, localizada em Carnaubal (CE), ganhou a medalha de ouro na edição da maratona de 2020: “Tive a oportunidade de colocar na prática o que só havia conhecido no papel”, conta a estudante.
Imagem: Exame
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!