Por César Anderle
Todos os dias temos a oportunidade de crescermos em sabedoria. A cada minuto o conhecimento passa pela nossa mente. Cabe a cada um de nós absorver as experiências e os ensinamentos gerados por ela.
Temos muito o que aprender com nossos pais e nossos filhos. Nossos pais são eternos professores. Muitas vezes, podemos até não concordar com os ensinamentos deles, mas com o passar do tempo percebemos que eles tinham razão. Muitas vezes também eles se equivocam e aí cabe aos filhos perceberem as atitudes incorretas por parte deles.
Os filhos, por sua vez, por serem totalmente inocentes, nos ensinam lições que não nos apercebemos, pois vivemos num mundo agitado e conturbado.
Na verdade, o que podemos concluir é que estamos sempre aprendendo. Nunca sabemos tudo. Se um pequenino nos ensina, imagina o que um adulto, com ideias e cultura diferentes, pode nos ajudar?
Lembro-me de uma situação convivida com meu filho. Estávamos pai, mãe e filho em uma viagem e o filho teimava o suficiente para tirar o pai e a mãe do sério. O pai ficou sério pelo resto da viagem, bem como a mãe. Ao chegarmos ao final da viagem, já no descanso do lar, o clima por parte do pai continuou o mesmo, porém a mãe, ao colocar o filho para dormir, ouviu o filho pedir para ir até o pai e dar um beijo de boa noite.
Moral deste episódio: a criança de um ano e alguns meses, ensinou ao pai que ressentimentos não se guardam para sempre. Que todo dia é necessário recomeçar, sem rancores e sem desencontros. Não podemos nos deixar influenciar pelos maus exemplos. Devemos sim, repudiar, conversar, ensinar, mas nunca levarmos ao “pé da letra” as atitudes das pessoas.
Cristo já, há muitos anos atrás, nos ensinou que devemos perdoar sempre, não perdoar o pecado, mas perdoar o pecador. Isso se faz fundamental para o crescimento como pessoa e como ser humano. Nada somos sozinhos, mas somos grandes se nos unirmos. Essa é tônica da nova forma de convivermos em comunidade. Ideias são inúmeras, pontos de vista milhares, mas devemos encontrar um denominador comum para alcançarmos um só objetivo: a Felicidade.
Feliz dia para Você!
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!