O economista, radialista e escritor Alceu Salvi Souto, um dos mais antigos jornalistas em atividade em Bento Gonçalves, faleceu nesta segunda-feira, 26, aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital Tacchini, em razão de problemas de saúde.
Dono de excelente memória, Alceu foi o entrevistado da reportagem de capa na edição de setembro de 2013 do Integração da Serra (com ilustração de Ernani Cousandier). Com essa entrevista, o veículo homenageou o homem multimídia, no tempo em que essa expressão nem existia. Além de radialista, era narrador esportivo, atleta e seresteiro.
É autor dos livros Clube Esportivo de Bento Gonçalves: o alviazul da Capital Brasileira do Vinho e Rádio Viva: uma história de 50 anos e também do livro do centenário do Clube Esportivo, em parceria com o jornalista Fabiano Mazzotti, lançado em 2020.
Nasceu em Porto Alegre, em 02 de junho de 1936. Filho de Armando e Iracema Salvi Souto. Chegou a Bento Gonçalves, em 1945, aos nove anos, quando perdeu o pai. Foi criado pela mãe e pelos tios, Vitório e Aida Valenti, no bairro São Francisco. Estudou no então primário, hoje ensino básico, no Grupo Escolar General Bento Gonçalves da Silva. O ginásio cursou no Marista Aparecida, onde também concluiu o Técnico em Contabilidade. É da primeira turma de economistas formada em Bento Gonçalves. Pai de Alberto, Sílvio e Eduardo. Durante a entrevista, Alceu cantou, ao lembrar das serestas, e interpretou as histórias, que conta na Difusora, nas madrugadas. Um verdadeiro “showman” !
Desde 2009, Alceu era locutor da Rádio Difusora, apresentando o programa “Madrugada de Sucessos”, da meia-noite às cinco horas, com músicas que marcaram época, intercalando com histórias e “causos” da cidade.
Foram 50 anos dedicados à radiodifusão, com uma passagem marcante pela comunidade.
O local do velório e sepultamento ainda não foram definidos.
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!