Conversa com Marina Reidel e Gustavo Deon será transmitida pelo YouTube no dia 08 de julho
Proposto pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto Ocup(A)ção Arte Educação promoverá, durante o mês de julho, uma série de diálogos virtuais com educadores, artistas e pesquisadores de diferentes áreas do segmento artístico. No dia 8 de julho, o Sesc/RS será anfitrião do bate-papo da série: Diversidade na docência: Arte e Educação LGBTQIA+ no RS, com a professora e pesquisadora de artes visuais Marina Reidel e o ator e educador Gustavo Deon. O evento será transmitido pelo canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sescrs), das 16h às 17h.
Com mediação do analista de Arte Educação do Sesc/RS, Diewerson Nascimento, e presença de intérprete de Libras, a conversa convidará a comunidade gaúcha a refletir sobre os desafios que educadores transexuais enfrentam ao ocuparem diferentes espaços educativos, além de discutir como o assunto vem sendo articulado nos currículos e debates promovidos pelas escolas. Ambos artistas e docentes naturais do Rio Grande do Sul, os convidados têm uma trajetória reconhecida nas áreas da arte educação, da sexualidade e das relações de gênero.
Ocup(A)ção Arte Educação
O QUE É: Espaço de compartilhamento de experiências e escuta expandida sobre o que o Brasil tem realizado no campo da mediação cultural. De norte a sul, do nordeste ao centro oeste e com o sudeste nesta geografia das práticas educativo-culturais, a partir de eixos conceituais, tais como: diversidade, acessibilidade, geracionalidade e territorialidade; educadores, artistas, pesquisadores e profissionais da cultura apresentarão suas dinâmicas, abordagens e metodologias, centradas na Arte Educação.
OBJETIVO: Democratizar o acesso a experiências mediadas pelas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, arte educação, biblioteca, patrimônio, artes visuais e literatura, em suas variadas expressões. Por meio da Política Cultural do Sesc, que rege as intencionalidades e as diretrizes das ações de formação, fruição, difusão e fomento, promovidas pelo Programa Cultura em consonância com objetivos institucionais, direitos culturais e diversidade cultural, a equipe tem desenvolvido, por meio da arte, dinâmicas do âmbito da crítica, reflexão e da criação. A arte educação é um caminho de mediação de saberes, experiências e conhecimentos. De modo horizontal, o Sesc quer compreender como as pessoas se relacionam com a arte. Nesse percurso, o exercício dialógico se faz presente. O ponto principal desse trabalho é, portanto, exercitar a concepção de mediação como objeto de formação educativo-artístico-cultural.
SOBRE A EDIÇÃO 2021: Os eventos virtuais ocorrerão em todo o Brasil e promoverão um espaço de escuta e articulação do Sesc com outros movimentos de Arte Educação, buscando ampliar e expandir o trabalho já desenvolvido e fortalecer as práticas da área no país. A abertura ocorrerá no Youtube do Sesc Brasil, no dia 30 de junho e, a cada semana, será abordado um dos eixos que conduzirão as discussões sempre das 16h às 17h (Horário de Brasília): Acessibilidade, Diversidade, Geracionalidade e Territorialidade.
A temática Diversidade será desdobrada em diversos canais Youtube do Sesc: 1º/07 no Sesc Pará: Diversidade e a Territorialidade nos Processos Identitários das Drags/Demônias; 02/07 no Sesc Paraíba: Juventudes, Periferia e Formação Cultural; 03/07 no Sesc Santa Catarina: Artivismo negro e LGBTQIA+ em Santa Catarina: formas diversas de pensar a arte educação; 05/07 no Sesc São Paulo: Identidade e diversidade na educação musical; 06/07 no Sesc Espírito Santo: Rapensando: A arte e a cultura como ferramenta de transformação humana e social; 07/07 no Sesc Alagoas: NJÒ AIGBORAN: Dança, Educação e epistemes afrocentradas para uma prática artística-pedagógica antirracista e 08/07 no Sesc Rio Grande do Sul.
Diálogo Diversidade na docência: Arte e Educação LGBTQIA+ no RS
Data: 08/07 (Quinta-feira)
Horário: 16h às 17h
Transmissão: canal do Sesc/RS no Youtube (www.youtube.com/sescrs)
Mediação: Diewerson Nascimento, analista de Arte Educação do Sesc/RS
Convidados:
Marina Reidel
Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Feevale (2002), pós-graduação em Psicopedagogia pela UCB (2006) e mestrado em Educação pela UFRGS (2013). É professora da Fundarte e do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, está cedida e ocupa o cargo de Diretora do Departamento de Promoção de Direitos LGBT do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Arte-Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Em sua dissertação de mestrado, intitulada A pedagogia do salto alto, busca fortalecer as histórias de professoras transexuais e travestis que durante suas trajetórias profissionais precisam, além de lidar com as dificuldades de sucateamento dos materiais educacionais, enfrentar o preconceito e a invisibilidade social dos corpos de educadores trans. Marina foi a primeira professora transexual a ingressar no mestrado da Faculdade de Educação da UFRGS.
Gustavo Deon
Licenciado em Teatro pela UERGS (2019), artista, ator, professor, diretor e poeta. É ativista pelo coletivo CATS (Coletivo de Artistas Transmasculines). Sua trajetória evidencia uma vasta representatividade sobre Arte e Educação, fortalecendo a produção artística e a visibilidade trans no interior do RS. Tem desenvolvido diversos projetos e ações educativas durante a pandemia buscando fortalecer o trabalho de artistas LGBTQIA+. Dentre os trabalhos mais recentes, destacam-se três projetos aprovados em editais de fomento à arte e cultura: Pra (a)colher: O autocuidado em poesia (2020 e 2021), no qual trabalhou com criação audiovisual e lives; E se: um diálogo sobre como seria (2021), em que desenvolveu e fez a curadoria de uma exposição de arte virtual; e Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans, último projeto aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado do RS em parceria com a Fundação Marcopolo. Desenvolve em suas redes sociais, com foco educativo e representativo, o projeto pessoal Dentro de Nós (2020-2021), falando sobre gênero, sexualidade, transição, violência e LGBTfobia aos corpos trans.
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