Depois de 2 reuniões prévias, neste mês, entre os Consultores Vênetos, eleitos e reeleitos para a composição da Consulta dei Veneti nel Mondo, 2020/2025, realizou-se nesta segunda-feira, 29/03/2021, dia do aniversário de 328 anos de Curitiba, das 07h00 às 09h30 a primeira reunião ordinária 2021 da Consulta, com a seguinte ordem do dia:
– Eleição do Vice-Presidente da Consulta. Ao final, depois de algumas semanas de reuniões e proposições, ficaram como candidatos LUIS MOLOSSI, Favep/PR/Brasil e ISMAEL ROSSET, Comvers/RS. A votaçao de seu ao final da sessão, por voto secreto, com 10 votos Molossi e 8 votos Rosset. Houve definiçao prévia que a vice-presidência caberia ao Brasil, os demais candidatos das associações históricas, com sede na Itália, desistiram e a disputa ficou entre RS e PR.
– Parecer sobre Proposta de Programa de Interventos a Favor dos Vênetos no Mundo 2021.
A vice-presidência, além de ser a representação de todos os vênetos do mundo junto à Regione Vêneto, serve de interlocução entre os assuntos e demandas discutidas durante a Consulta, que normalmente acontece todo ano em Veneza, às vezes em algumas províncias do Vêneto – apenas em 2020 não aconteceu por conta da pandemia. A presidência cabe ao “Assessor”, Secretário Cristiano Corazzari.
São 13 Federações presentes de todo o mundo (Brasil – 4; Argentina – 1; Uruguai – 1; Venezuela – 1; Canadá – 2; Suiça – 1, África do Sul – 1 e Austrália – 2, mais as associações históricas italianas e algumas de setores específicos da cultura, ensino e institucionais, num total de 18 membros – ao menos o que estavam presentes na assembleia e votaram.
Desde que faço parte da consulta, em 2009, esta foi a primeira vez que houve disputa no voto, nas anteriores houve apenas aclamação de um único candidato.
Para 2021 estão previstos no orçamento, Eu$ 320mil para Organização de Eventos Institucionais; Celebraçoes do Dia dos Vênetos no Mundo; Suporte ao Associacionismo de Setor, Suporte para Iniciativas de Valorização da Cultura Vêneta no Exterior, Projetos de Formação para os Jovens Oriundos Vênetos, Criação de Plataforma Informativa Wiki-Veneto, Apoio ao Retorno no território entre Outros.
Exatamente sobre estes temas é que pretendo me confrontar com as demais Federações e Comitatos, sem distinção de região e tamanho, para participar ativamente de todas estas iniciativas. E, claro, o Brasil, Curitiba-PR e Nova Bassano-RS, não serão esquecidos.
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!