“Cuidar da água é preservar a vida”
Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como motivação colocar em discussão assuntos importantes relacionados a esse recurso natural e convocar a todos para unirem esforços na sua preservação. O Tema deste ano é “Valorizar a Água”.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, por ocasião da Rio/92, com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância e a necessidade de preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água.
A água é um recurso finito essencial para a sobrevivência de toda a vida no planeta, representando cerca de 70% do corpo humano e da superfície terrestre. No planeta, grande parte da água é salgada, proveniente dos mares e oceanos (cerca de 97%), enquanto apenas cerca de 3% é água doce, proveniente dos rios, onde apenas 0,01% é considerada apropriada para consumo (dados do Ministério do Meio Ambiente).
A demanda hídrica global é fortemente influenciada pelo crescimento da população, pela urbanização, pelas políticas de segurança alimentar e energética, e pelos processos macroeconômicos, tais como a globalização do comércio, as mudanças na dieta e o aumento do consumo. De acordo com a ONU, a cada 20 anos o consumo mundial de água duplica. Isso pode gerar uma enorme crise de abastecimento que atingirá cerca de 2,8 bilhões de pessoas a partir de 2025 (fonte: BBC Brasil).
Por essas razões foi instituído o dia Mundial da Água.
E nós do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas renovamos, neste ano de 2021, o convite para que, em conjunto, de forma colaborativa, atuemos na preservação e conservação dos recursos hídricos para garantir água em quantidade e qualidade para todos os usos. Cada um de nós deve fazer a sua parte, economizando no uso e sendo pró-ativo nos cuidados com o meio ambiente pois tudo o que jogamos no meio ambiente termina nos rios e altera constantemente o clima da humanidade.
Os rios Antas e Taquari têm um leito imenso, mais de 500km de extensão, têm em sua territorialidade 120 municípios e precisam muito do NOSSO CUIDADO!
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, através da resolução A/RES/47/193, de 21 de fevereiro de 1992, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.
Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, dividida em dez artigos, os quais destacam:
- Art. 1º: A água faz parte do patrimônio do planeta.
- Art. 2º: A água é a seiva do nosso planeta, ou seja, é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano.
- Art. 3º: Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.
- Art. 4º: O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
- Art. 5º: A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.
- Art. 6º: A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
- Art. 7º: A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.
- Art. 8º: A utilização da água implica no respeito à lei.
- Art. 9º: A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
- Art. 10º: O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
(fonte: Nações Unidas Brasil)
O Comitê Taquari-Antas celebra o Dia Mundial da Água com toda a população dos 120 Municípios da Bacia, que ultrapassa um milhão de habitantes, e reforça seu convite para que todos se esforcem no cuidado e preservação. A água é essencial, é fonte de vida para todos os seres. Cuidar da água é preservar a vida no planeta.
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!