E aos poucos a estrutura física da subprefeitura de Tuiuty está ganhando uma nova vida. O prédio, que possui uma área de 454,19m², vai abrigar o Centro Cultural de Tuiuty, está em processo de revitalização e está com, em torno de, 60% dos serviços concluídos.
De acordo com o coordenador da obra, Álvaro de Oliveira Gois, “o processo iniciou com a remoção dos rebocos internos e externos, encanamento hidráulico e estrutura metálica do telhado. Agora, finalizamos o telhado e vamos dar prosseguimento à colocação do assoalho e ao mezanino”.
O diretor-presidente da Construvias, Marco Antônio da Silva, observa que a obra do Centro Cultural Tuiuty é desafiadora: “é um processo onde pesquisamos todos os materiais que foram utilizados naquela década com as demandas necessárias da atualidade. Por exemplo, mandamos fabricar tijolos especiais da década que foi construído o prédio, que não se encontra mais hoje, bem como, é o caso da torre do elevador que foi feita especialmente com um material que foi utilizado naquela época”.
Ainda, da Silva ressalta que os materiais como o ipê maciço que será utilizado na confecção do chão possui selo e autorização do Ibama. Já as janelas e portas serão feitas por artesãos da região: “tudo está sendo realizado o mais fielmente possível para que se mantenha a originalidade da construção da época que ela foi edificada. E é prazeroso para empresa e colaboradores manter viva a história e a cultura local”.
Localizado na Estrada Uva e do Vinho, o Centro Cultural Tuiuty irá contar com sala multiuso, quatro salas de oficinas, sala de leitura e acervo, sala de treinamento, dois depósitos, recepção, sala de administração e acessibilidade (inclusão de elevador no prédio). Durante sua trajetória, abrigou frigorífico, casa comercial, residência do subprefeito em 1994 e subprefeitura.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares coloca que “é gratificante de podermos ter ações que descentralizem a Cultura para que outras localidades do nosso município possam ter acesso. Temos a satisfação de recuperar o prédio histórico, fazer o resgate da nossa Cultura e torná-lo num espaço que deixará um legado para as futuras gerações”.
O projeto do Centro Cultural Tuiuty conta com o financiamento da Lei de Incentivo a Cultura do RS, com patrocínio das empresas Casttini Móveis, Anderle Transportes, Transportes Dumar, Monofrio, Vinhos Salton e Fabritta Mineradora.
Assessoria de Comunicação Social
Foto: Jose Martim Estefanon
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!