O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Alberto Miele, faleceu na terça-feira, 2 de março, em decorrência de complicações pós-cirúrgicas, em Porto Alegre.
Alberto Miele foi um dos primeiros pesquisadores da Embrapa, atuando desde a implantação da unidade em Bento Gonçalves, no ano de 1975. Ao longo desses anos, dedicou-se a pesquisar a uva e seus derivados. Não apenas as suas pesquisas foram fundamentais para o desenvolvimento do setor vitivinícola brasileiro, mas a sua atuação na orientação de novos pesquisadores foi marcante.
Dono de um vasto currículo marcado pela dedicação, estudo e pesquisa em torno da uva e do vinho, Dr. Miele publicou mais de 80 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, além de ser assessor de diversas revistas científicas.
Ele também era editor-chefe da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, publicação anual da Associação Brasileira de Enologia – ABE. Criterioso, Dr. Miele primava pela qualidade dos artigos publicados, sempre orientando e auxiliando os autores e equipe de trabalho.
Em 2015, recebeu o Troféu Vitis – Destaque Enológico, da Associação Brasileira de Enologia, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da vitivinicultura Nacional.
Alberto Miele era natural de Bento Gonçalves e iria completar 80 anos no dia oito de julho. Formou-se agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1965), cursou mestrado em Fisiologia Vegetal pela University of California at Davis (1977) e doutorado em Viticultura e Enologia pela Université de Bordeaux II, na França (1986). Era sócio de instituições científicas como a American Society for Enology and Viticulture, International Society for Horticultural Science, Sociedade Brasileira de Fruticultura, Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal e da Associação Brasileira de Enologia).
Foto: Jeferson Soldi
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!