Em maio deste ano, o Rio Grande do Sul era atingido pelo pior desastre climático de sua história. Em Bento Gonçalves, enquanto colaborava ativamente no atendimento às vítimas das cheias e na reconstrução dos estragos provocados pelas inundações, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) via-se, também, diante de uma definição extremamente complexa: cancelar ou transferir a 32ª ExpoBento e 19ª Fenavinho, originalmente previstas para o início de junho.
“Foi um ato de coragem”, disse o presidente da entidade, Carlos Lazzari, ao lembrar a tomada da decisão pela realização da feira e festa em 2024 – hoje celebradas como marcos da retomada econômica do Estado após a tragédia. A 32ª ExpoBento e a 19ª Fenavinho desempenharam papel essencial na recuperação econômica da região, após os danos causados pelo desastre climático de maio: foram os primeiros eventos a impulsionar a economia gaúcha, contribuindo diretamente para a recuperação do comércio e dos negócios. Durante 11 dias de programação, levaram 274.360 visitantes ao Parque de Eventos, registrando o segundo maior público da história. Com cerca de 450 expositores, geraram movimentação de negócios estimada em R$ 50 milhões.
Por sua realização, o CIC-BG foi agraciado com uma Portaria de Louvor e Agradecimento concedida pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. A homenagem, proposta pelo vereador Anderson Zanella, enaltece a entidade pela realização da 32ª ExpoBento e 19ª Fenavinho e foi entregue em solenidade na noite de 18 de novembro. “Conhecemos o trabalho abnegado e voluntário que as entidades de classe do nosso município fazem e ter a oportunidade de prestar esse reconhecimento ao CIC-BG é motivo de orgulho. Feira e festa são exemplos do esforço, da resiliência e do trabalho que vem passando de geração em geração, superando adversidades e unindo a comunidade. Mais do que os excelentes números que apresentaram como resultado, as edições deste ano foram memoráveis pela satisfação que proporcionaram a expositores e visitantes, e por isso merecem essa homenagem”, destacou o vereador proponente.
Com essa soma de contribuições, o reconhecimento ao CIC-BG pela realização de feira e festa é, na opinião do Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, é de fato necessário. “Quantos município gostariam de ter um CIC ao seu lado, um parceiro auxiliando o município, como faz essa entidade em Bento Gonçalves, um verdadeiro braço forte que está junto nos momentos difíceis, sempre olhando para os interesses coletivos da comunidade. A relação do CIC-BG com a Prefeitura é um exemplo de quanto importante e bem-sucedidas podem ser as parcerias público-privadas”, disse o chefe do Executivo, ao lembrar os diversos projetos, além da ExpoBento e Fenavinho, comutados com a entidade: ações como o Unidos por Bento, iniciativas de qualificação de mão de obra, entre elas.
Ao agradecer o reconhecimento, o presidente do CIC-BG lembrou que o êxito de feira e festa é mérito compartilhado com todos os envolvidos em sua realização – sobretudo Thiago Casagrande, diretor geral da 32ª ExpoBento, e Patrícia Pedrotti, coordenadora da 19ª Fenavinho – e suas diretorias. “Depois de muita preocupação, muita resiliência e muito trabalho, tivemos um momento muito feliz com a realização dos eventos. Tudo deu muito certo graças ao esforço de muitas mãos que realmente fizeram a diferença”, disse.
Foto: Bárbara Salvatti
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!